Conclusão do novo currículo da Educação Básica é prorrogado para março

Publicado em 15/12/2015, às 17h56
-

Redação


A comunidade educacional e a sociedade civil terão mais tempo para discutir e apresentar propostas para a elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que unificará o conteúdo fundamental a ser ensinado em sala de aula da Educação Infantil ao Ensino Médio. A princípio, esta terça-feira, dia 15, seria a data de corte para o envio de propostas, mas, agora, o prazo foi estendido para o dia 15 de março de 2016.

Segundo Daniel Marinho, gerente de Desenvolvimento Educacional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o novo prazo permitirá à comunidade escolar e sociedade civil aprofundar-se acerca do documento, que subsidiará o currículo que será colocado em prática em 190 mil escolas públicas e particulares de todo o Brasil.

“Neste início de ano, as unidades de ensino vão planejar seu calendário letivo de 2016. Será um bom momento para que os educadores também discutam a BNCC, um documento que nos permitirá redimensionar o ensino aprendizado das escolas brasileiras”, destaca Marinho.

Para o gerente, a Base Nacional Comum Curricular sintetiza um momento histórico na Educação brasileira.

“Nunca tivemos uma oportunidade tão coletiva e democrática de discutir o que deve ser ensinado e aprendido nas escolas. Além disso, trata-se de um documento amplo, que trata de questões como formação de professores, avaliações de larga escala e reorganização do livro didática”, pontua Daniel Marinho.

Seminário - A Base Nacional Comum Curricular também será tema de seminário em Belo Horizonte, Minas Gerais nesta quarta, quinta e sexta-feira (16, 17 e 18). Estarão reunidos na capital mineira os especialistas e revisores do documento.

“Na ocasião, avaliaremos o processo de contribuição no site, que já registra mais de seis milhões de propostas, bem como os relatórios produzidos até agora nas quatro áreas de conhecimento”, adianta Daniel, que representará a Seduc no evento.

Como contribuir - Qualquer cidadão brasileiro pode ajudar na elaboração da BNCC e apresentar sua proposta para o currículo da Educação Básica no sitebasenacionalcomum.mec.gov.br. Primeiramente, é preciso se cadastrar no sistema para, então, conhecer a versão preliminar do documento e os textos introdutórios para as quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

É possível contribuir individualmente, enviando as propostas diretamente para o portal, bem como discutir o texto coletivamente nas escolas, associações e participar de debates promovidos pela Seduc.

“Aqui na Seduc, temos um grupo que se reúne todas as quintas-feiras, das 14h às 18h, na sala 8 da Escola José Correia da Silva Titara, no Cepa. Qualquer professor que deseje se integrar a este debate será bem vindo”, fala Daniel Marinho.

Para mais informações sobre a BNCC, os interessados podem enviar e-mail parabncc@educ.al.gov.br.



Fonte: Agência Alagoas


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Pré-matrícula online oferta 10 mil vagas para novos alunos da rede pública de Maceió Resultado da matrícula online será divulgado neste sábado (11) Sesc abre inscrições para projeto de educação ampliada e EJA Ifal tem vagas em cursos técnicos de Enfermagem, Química e Segurança do Trabalho