Conciliação: Governo paga 4,2 milhões da dívida da nova infovia

Publicado em 17/06/2016, às 17h54

Redação

Em audiência no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), o Governo informou que já realizou o pagamento de R$ 4,2 milhões referentes ao contrato da nova infovia digital do Estado. O valor corresponde a mais de um terço dos 14 milhões cobrados pelo consórcio responsável pela modernização da rede de dados e estrutura de telecomunicações de todo o Estado de Alagoas. 

LEIA TAMBÉM

O anúncio aconteceu durante conciliação conduzida pelo presidente do TJ, desembargador Washington Luiz, nesta sexta-feira (17), com a participação de representantes das três empresas que compõe o consórcio, liderado pela Aloo Telecom, além do Governo e do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (ITEC), responsável pelo contrato da nova infovia.

Na ocasião, o desembargador decidiu manter o presidente do ITEC, José Luciano Santos Júnior, afastado da condução e prática de qualquer ato relativo ao contrato, devendo assumir a  seu substituto legal, a diretora financeira, Maria Anunciada de Oliveira Guimarães. O afastamento já havia sido determinado em decisão de primeiro grau.

O coordenador jurídico do ITEC, Hugo Rafael Macias Gazzaneo, informou que o motivo do pagamento parcial, referente apenas aos meses de Julho a Dezembro de 2015, foi a falta de dinheiro suficiente em caixa para quitar a dívida e que seria necessário um novo repasse do Governo.

Por causa disso, o desembargador agendou uma nova audiência de conciliação para o dia 13 de julho, às 9h,no Gabinete da Presidência, com a presença do Secretário de Estado da Fazenda, George Santoro. Na ocasião, o ITEC deve apresentar um cronograma de pagamentos do valor em aberto.

O presidente da Aloo Telecom, Felipe Calheiros Cansanção, mostrou-se satisfeito com a atuação do Judiciário na mediação do conflito. “O presidente do TJ conduziu muito bem a reunião e a gente espera que na segunda reunião as partes cheguem a uma conciliação e um entendimento para que sejam resolvidos os problemas de pagamento do Estado junto ao consórcio”, explicou. 

“Nosso papel estamos cumprindo e apesar de um certo ressentimento entre as partes, a coisa aqui evolui e é bem possível que na próxima audiência, possamos fechar um entendimento e um acordo, que é o objetivo maior do Poder Judiciário de Alagoas”, concluiu o desembargador Washington Luiz.
Nova Infovia Digital

O processo de licitação da Nova Infovia Digital foi vencido pelo consórcio formado pelas empresas Oolah, Binário e Aloo Telecom, e prevê a utilização de 1,5 mil links de acesso à internet com velocidades variando entre 4 e 100 Mbps, através da instalação de fibra ótica em instituições públicas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Justiça condena homem que chamou artista de 'traveco' em post de casa de shows, em Maceió Justiça proíbe condomínio de usar galinhas contra praga de escorpiões Justiça manda indenizar mulher que contraiu HPV após traições do ex-marido STF nega liberdade condicional a ex-deputado Daniel Silveira