Comunidades de Maceió são beneficiadas com ações sustentáveis e de baixo custo

Publicado em 30/08/2017, às 08h54

Redação

A Prefeitura de Maceió está desenvolvendo ações sustentáveis, de baixo custo e com o envolvimento de moradores, em benefício de diferentes regiões de Maceió. Depois de implantar a primeira Horta Urbana na comunidade Galileia, no Benedito Bentes, e o Pomar Urbano, na Jatiúca, a Prefeitura leva intervenções urbanas e ambientais à Grota da Moenda, no bairro de Pitanguinha.  O prefeito Rui Palmeira lembra que essas ações são de baixo custo, mas melhoram a qualidade de vida e estimulam o cuidado dos moradores com a comunidade.

LEIA TAMBÉM

O prefeito informa que o trabalho prevê a pintura das casas em cores vivas, oferecendo uma nova identidade visual à comunidade, instalação de espaço de lazer para as crianças e implantação de hortas para a comunidade. 

“Estamos desenvolvendo ações sustentáveis e de baixo custo, mas que melhoram a qualidade de vida e promovem a identidade dos moradores com a comunidade. Iniciamos a recuperação de escadarias na Grota da Moenda, por meio do Programa Nossa Comunidade e agora, estamos executando no local uma intervenção urbana e ambiental desenvolvida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), com a participação da população”, explica o prefeito.

Considerada um projeto-piloto, a ação será expandida a outras localidades e contará com brinquedos produzidos a partir de materiais recicláveis, trabalho de educação ambiental e outras intervenções para integrar a comunidade aos cuidados com o local. 

“Estamos levando ações ambientais e que priorizem a sustentabilidade, com a participação integral dos moradores, pois são eles que vivem no local e devem mantê-lo bem cuidado. Vamos criar hortas, parque infantil sustentável, pintar residências e levar ações de educação ambiental para incentivar o sentimento de pertencimento da população com o local”, afirma Rui Palmeira.

O prefeito informa que o trabalho foi iniciado na Moenda e deve ser expandido para outras regiões, seguindo o exemplo observado em outros países e no Recife. Além das intervenções da Semds, a Prefeitura vai beneficiar a Grota da Moenda com ações da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e das Superintendências Municipais de Iluminação (Sima) e Limpeza Urbana (Slum).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros resgatam cinco pessoas de afogamento na Praia da Sereia Vigilância Sanitária apreende 500 kg de carnes estragadas em supermercado de Maceió Peixe-boi “abraça” jangada em praia de Maceió; veja vídeos Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões