Como proteger o WhatsApp em caso de roubo ou perda do celular

Publicado em 01/06/2023, às 22h39
Reprodução/Pixabay -

g1

Existem ao menos duas alternativas para impedir o uso indevido da sua conta no WhatsApp em caso de perda ou roubo do celular. Segundo a plataforma, a saída mais recomendada é desativar o chip antigo e usar um novo com o mesmo número.

LEIA TAMBÉM

Se você não quiser mais usar a sua conta antiga no WhatsApp, outra opção é enviar um e-mail para o serviço com o pedido para que o perfil seja desativado. Isso impedirá que alguém troque mensagens em seu nome enquanto utiliza o seu celular.

A ordem das ações que você toma fazem toda a diferença. O g1 tem um passo a passo completo que explica o momento ideal de notificar bancos, a operadora de telefonia e a polícia 

Celular perdido ou roubado: o que fazer?

Há duas medidas que devem ser tomadas o quanto antes em caso de perda ou roubo do celular:

  1. Se estiver claro que não será possível recuperar o celular, tente limpar os dados de forma remota pelos localizadores de dispositivo da Apple e do Google. Lembre-se: as ferramentas não funcionam se o smartphone for colocado em "modo avião"; se não for possível apagar as informações, entre em contato imediatamente com os seus bancos e troque as senhas dos serviços cadastrados no celular, como redes sociais e e-mail;
  2. Em seguida, comunique a operadora e peça para ela bloquear o seu chip. Enquanto a linha estiver bloqueada, os criminosos não poderão usar o seu número para fazer ligações, nem usar o WhatsApp.

Recuperar ou desativar a conta?

Com o chip bloqueado, é possível tanto recuperar o acesso às mensagens quanto desativar a conta permanentemente:

O WhatsApp afirma que uma conta desativada só é excluída totalmente após 30 dias sem uso. Nesse intervalo, seus contatos ainda poderão ver o seu perfil e as mensagens que eles enviarem ficarão pendentes, podendo ser visualizadas caso você reative sua conta num novo celular.

O que fazer depois?

Mesmo com o WhatsApp recuperado, é importante procurar o site da delegacia eletrônica do seu estado e fazer um boletim de ocorrência para notificar o roubo ou o furto do aparelho antigo.

Com o boletim de ocorrência, entre em contato novamente com a operadora para pedir o bloqueio do IMEI, o que impedirá o aparelho de se conectar a redes móveis e diminuirá as chances de o ladrão revender ou usar o aparelho novamente.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

A sonda espacial que pode fazer história ao chegar mais perto do Sol que qualquer outra Era fake? Whatsapp se pronuncia após rumores de nova atualização com notificação de prints WhatsApp vai mostrar quando alguém tirar print das conversas; entenda Robô virtual aconselha jovem de 17 anos a matar os pais por limite a uso de telas