Deisy Nascimento
Olá, tutores! Todas as semanas eu trago informações e dicas para vocês com base nas vivências que tenho com meus cães e gatos! E nesta semana resolvi trazer um assunto importante de ser abordado, o tártaro em cães e gatos! Infelizmente já vivenciei esse problema que pode gerar muitas outras doenças graves aos caninos e felinos se não for tratado.
LEIA TAMBÉM
Conversei com o médico veterinário, Charles Roger (CRMV-AL 961), especializado em odontologia veterinária, e ele contou como podemos identificar o problema de tártaro nos pets.
Dentre as dicas importantes dadas pelo especialista para identificar se o bichinho de estimação encontra-se com tártaro estão:
– Salivação excessiva;
– Mau hálito;
– Dentes amarelados;
– Mobilidade dentária;
– Gengivas vermelhas;
– Dificuldades de se alimentar;
– Aumento de volume na cavidade oral;
– Dentes decíduos (dentes de leite);
Segundo o odontólogo pet, se seu pet tem alguns desses sintomas, pode ser indicativo de doença periodontal. “Esta doença atinge de 80% a 90% dos pets. São placas e cálculos bacterianos, ou seja, o famoso tártaro! E este não sendo tratado corretamente poderá levar a vários problemas como doenças renais, doenças cardíacas, doenças hepáticas, fístulas, doenças respiratórias, doenças articulares, dentre outras”, explicou.
Ainda de acordo com ele é fundamental que os tutores sejam conscientizados e orientados sobre medidas preventivas e de controle da doença periodontal. Com o tratamento correto e prevenção seu pet terá uma vida saudável.
É IMPORTANTE reforçar que as doenças periodontais contribuem com processos inflamatórios em todo o corpo e não apenas na boca. Infelizmente elas podem passar para o sangue, levando as inflamações aos órgãos vitais, como o fígado, os rins e o coração. Nesse caso, o trato respiratório e as articulações também são afetadas.
Todas essas regiões podem ser atingidas e se não forem tratadas há tempo levarão o pet a óbito.
Sigam @charles.vet.odonto.vet.al
LEIA MAIS
De quanto em quanto tempo o cão e o gato podem tomar banho? Programa de Apoio aos Animais promove Feira de Adoção Você sabia que dormir com um cão pode trazer vários benefícios? Quais os cheiros que os cães não suportam?