O aplicativo Threads, lançado pela Meta nesta quarta-feira (5), atingiu 10 milhões de usuários em sete horas. Grande parte desse número é formado por adeptos do Twitter frustrados com a gestão de Elon Musk iniciada em outubro de 2022. Mas, claro, também se beneficia dos mais de 1 bilhão de seguidores no Instagram, ao qual é relacionado.
Desde a chegada do concorrente criado pela Meta, novos e potenciais usuários têm perguntado se é preciso ter uma conta no Instagram para usá-lo (adiantando, sim) e se é necessário deletar sua conta no Instagram para apagar seu perfil no Threads (sim também).
Leia a resposta completa a esta e a outras perguntas a seguir.
O QUE É O THREADS?
- É um aplicativo concorrente do Twitter criado pela Meta, responsável pelo WhatsApp, pelo Instagram e pelo Facebook. A empresa define o Threads como "o app de conversas de texto do Instagram" -por isso, muitos usuários estão apelidando-o de "Tuinsta".
O QUE EU POSSO FAZER NO THREADS?
- Basicamente o mesmo que você pode fazer no Twitter: publicar, recompartilhar e responder a postagens de texto, foto e vídeo, que são exibidas em uma linha do tempo.
QUEM PODE USAR O THREADS?
- Usuários do Instagram que tenham dispositivos com Android (sistema do Google) ou iOS (da Apple).
É PRECISO TER UMA CONTA NO INSTAGRAM PARA USAR O THREADS?
- Sim. Diz a página de ajuda do Threads: "Para criar um perfil no Threads, você precisará entrar na sua conta do Instagram. Se você ainda não tem uma conta do Instagram, é possível criar uma. Você pode criar um perfil no Threads para cada conta do Instagram que tem."
MENORES DE IDADE PODEM CRIAR CONTA NO THREADS?
- Menores de 16 anos (ou de 18 anos em alguns países) terão um perfil automaticamente privado quando entrarem no aplicativo.
QUAIS SÃO OS RECURSOS DE PRIVACIDADE DO THREADS?
- Usuários conseguem controlar quem pode mencioná-los ou respondê-los. É possível também adicionar palavras ocultas para filtrar respostas que contenham termos específicos, assim como no Instagram.
- Entre as opções de interação, é possível deixar de seguir, bloquear, restringir ou denunciar um perfil clicando no menu de três pontos, e todas as contas bloqueadas no seu Instagram são bloqueadas no Threads de forma automática.
ONDE BAIXAR O THREADS?
COMO USAR O THREADS?
- Depois de baixar o aplicativo, você precisa associá-lo à sua conta no Instagram. Depois disso, surge uma interface muito semelhante à do Twitter, com a linha do tempo ocupando quase toda a tela e botões na parte inferior para voltar à página inicial, fazer uma busca, criar um post, conferir notificações e visualizar seu perfil.
QUAL É O LIMITE DE CARACTERES DO THREADS?
COMO É A INTEGRAÇÃO DO THREADS COM O INSTAGRAM?
- Os usuários têm a opção de seguir as mesmas contas que seguem no Instagram e também encontrar outras pessoas que se interessem pelos mesmos assuntos que você.
- Os principais recursos de acessibilidade disponíveis no Instagram, como suporte a leitor de tela e descrições de imagens geradas por inteligência artificial (IA), também estão disponíveis no Threads.
- As pessoas também podem compartilhar um post do Threads nos seus stories do Instagram, além da possibilidade de compartilhar uma postagem, em forma de link, em qualquer outra plataforma que escolher. O Instagram não aceita links externos.
É VERDADE QUE VOCÊ SÓ PODE EXCLUIR O SEU PERFIL NO THREADS SE APAGAR TAMBÉM A SUA CONTA DO INSTAGRAM?
- Sim. Diz a política de privacidade do Threads: "Seu perfil do Threads faz parte da sua conta do Instagram e pode ser excluído a qualquer momento. Para fazer isso, é necessário excluir sua conta do Instagram."
POR QUE HÁ TANTO INTERESSE PELO THREADS?
- Porque muitos usuários do Twitter estão insatisfeitos com a gestão de Elon Musk.
- Depois de assumir a empresa, em outubro de 2022, o bilionário passou a cobrar pelo selo de verificação, demitiu funcionários responsáveis por infraestrutura, moderação e atendimento à imprensa, reinstaurou contas de pessoas que haviam sido banidas e impôs um limite temporário de leitura diária de tweets, entre outras decisões controversas.
QUAIS CRÍTICAS JÁ FORAM FEITAS AO THREADS?
- Especialistas apontaram que o aplicativo da Meta pede acesso a informações pessoais, financeiras, a dados de saúde e condicionamento físico e a mensagens em outros apps. Essas informações não são coletadas pelos aplicativos da concorrência, como o Twitter.
- Para o diretor fundador do Data Privacy Brasil, Bruno Bioni, o acesso a dados financeiros e de saúde tende a ser excessivo no caso de redes sociais. "Precisa haver justificativa de uma finalidade proporcional para esse uso".