Edson Moura
Reportagem: Edson Moura
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O anúncio da Ford do fim de sua produção nacional pegou todo mundo de surpresa, inclusive os clientes. Todos querem saber como fica o atendimento no pós-venda após a decisão.
No comunicado oficial, onde a marca confirma que decidiu fechar definitivamente todas as suas fábricas no Brasil, o presidente da companhia na América do Sul, o americano Lyle Watters disse que a marca iria manter o atendimento a todos os clientes.
Com a decisão, pelo menos 3 modelos devem sair de linha com o fim dos estoques: Ford Ka, Ford Ecosport e Troller T4.
Ford Ka e Ford Ecosport eram fabricados em Camaçari na Bahia e eram responsáveis por grande parte das vendas dos concessionários da marca em todo o país.
Mesmo com o fim da linha de produção, a marca afirma que continuará produzindo peças de reposição dos modelos por mais um tempo. Essa informação estava no comunicado à imprensa:
“A Ford mantém assistência total ao consumidor com operações de vendas, serviços, peças de reposição e garantia para seus clientes no Brasil e na América do Sul. A empresa também manterá o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, o Campo de Provas, em Tatuí (SP), e sua sede regional em São Paulo.”
Já no comunicado aos concessionários, assinado pelo presidente da Ford para América Latina, disse o seguinte:
“Gostaria de reforçar que estamos comprometidos com nossos concessionários e clientes durante este processo de transformação. Manteremos a assistência total ao consumidor com operações de vendas, serviços, peças de reposição e garantia no Brasil, agora e no futuro. Além dos produtos que acabei de mencionar, planejamos acelerar o lançamento de diversos novos modelos conectados e eletrificados na região.”
O que diz o Código de Defesa do Consumidor?
O Código de Defesa do Consumidor, criado pela lei 8.078/90 prevê o seguinte no Artigo 32:
Art. 32. Os fabricantes e importadores deverão assegurar a oferta de componentes e peças de reposição enquanto não cessar a fabricação ou importação do produto.
Parágrafo único. Cessadas a produção ou importação, a oferta deverá ser mantida por período razoável de tempo, na forma da lei.
Veja que o termo “período razoável de tempo” é aberto. Por isso mesmo alguns projetos tramitam na Câmara e no Senado para que se tenha um tempo definido. Na câmara um projeto quer que esse período seja de 10 anos, no Senado de 5 anos. Apesar de passarem por comissões ainda não foram votados.
Concessionários pegos de surpresa
Ao contrário do que muita gente possa pensar, a decisão da Ford não foi acordada nem antecipada para os concessionários que assim como os clientes foram pegos de surpresa com o comunicado.
Apenas nesta terça, um dia após o anúncio, os concessionários estão participando de reuniões com representantes da fábrica para saber o que vão fazer.
Até segunda ordem, todos os concessionários garantem que vão continuar vendendo os modelos em estoque e atendendo os clientes no pós-venda.
O certo é que apenas com a venda de modelos importados muitos podem ser obrigados a reduzir as operações ou até mesmo fechar suas lojas, o que não deve acontecer de uma hora para outra como o anúncio da marca.
Site com tira-dúvidas
Para responder as dúvidas dos clientes, a Ford colocou no ar um site. Lá a marca responde entre outras dúvidas sobre se a marca está saindo do Brasil ou se os modelos serão mais desvalorizados com o anúncio, veja:
https://www.ford.com.br/reestruturacao-ford-brasil/
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