Como fica minha conta no X, ex-Twitter, após o encerramento das operações no Brasil?

Publicado em 19/08/2024, às 09h51
Pexels -

InfoMoney

A plataforma de rede social X, de propriedade do bilionário Elon Musk, anunciou no sábado (17) que encerraria suas operações no Brasil “com efeito imediato”, citando o que chamou de “ordens de censura” emitidas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes – e o culpando, nominalmente, pela decisão.

LEIA TAMBÉM

A decisão, segundo o X, decorre de ameaças feitas a uma representante legal da empresa no Brasil. De acordo com a plataforma, Moraes teria ameaçado a funcionária com prisão caso não fossem cumpridas ordens para a remoção de conteúdo da rede social.

A empresa divulgou imagens de um documento supostamente assinado por Moraes, que estipula uma multa diária de R$ 20.000 e a decretação da prisão da representante da X, Rachel Nova Conceição, caso as ordens judiciais não fossem acatadas.

Como fica minha conta no X?

No comunicado, a diretoria da rede social afirmou que o serviço X continuará disponível para a população do Brasil”.

De acordo com o Estadão, embora o cumprimento de sanções se torne mais difícil daqui em diante, o STF ainda pode solicitar o bloqueio da plataforma por outras vias, como por meio das operadoras de telecomunicações, situação que já ocorreu em casos anteriores.

Especialistas ouvidos pelo jornal apontam que, mesmo com o encerramento das operações do X no Brasil, a plataforma continuará obrigada a seguir a legislação brasileira, conforme o Marco Civil da Internet.

Francisco Brito Cruz, jurista e diretor executivo do InternetLab, ressalta que a rede social pode continuar operando no país, desde que siga a lei, mesmo sem uma representação legal formal, similar ao que ocorre com o Telegram.

Entretanto, Brito alerta que o descumprimento de medidas judiciais pode levar à suspensão temporária da plataforma por meio de ordens enviadas às operadoras de telecomunicações, como já ocorreu em outros casos.

João Victor Archegas, pesquisador do ITS Rio, destaca que a retirada da representação no Brasil dificultará o cumprimento de ordens judiciais, o que pode aumentar a tensão entre o X e o Judiciário, especialmente em relação ao ministro Alexandre de Moraes.

Archegas também alerta que, se o X não seguir as determinações legais, poderá enfrentar o bloqueio permanente no Brasil. Ele sugere que a continuidade do serviço da plataforma no país dependerá de sua conformidade com a legislação brasileira, prevendo uma possível escalada para discussões sobre o bloqueio total da rede social.

Leia o comunicado sobre saída de país:

Last night, Alexandre de Moraes threatened our legal representative in Brazil with arrest if we do not comply with his censorship orders. He did so in a secret order, which we share here to expose his actions.

Despite our numerous appeals to the Supreme Court not being heard,… pic.twitter.com/Pm2ovyydhE

— Global Government Affairs (@GlobalAffairs) August 17, 2024

Elon Musk versus Alexandre de Moraes

Após anunciar a saída do escritório do X do Brasil, Elon Musk usou o X para ironizar a situação em uma postagem em sua rede social.

Musk, que é fã da saga de livros e filmes do Harry Potter, comparou a semelhança de Moraes com a do vilão da saga, Lord Voldemort.

Na postagem, ele fez uma montagem com uma foto de ministro, lado a lado com a do inimigo de Potter.

E, na descrição, o bilionário escreveu “a semelhança é estranha”, com dois emojis de riso.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MP denuncia mulher suspeita de envenenar e matar 26 gatos no interior de SP Bombeiros encontram corpo de homem que estava desaparecido Chuva diminui em Santa Catarina, mas chegada de frente fria preocupa Balsa colide contra casa flutuante no AM e deixa quatro desaparecidos