Viver +

Como evitar que cabelos brancos fiquem amarelados? Veja dicas

| 26/07/24 - 15h07
| Foto: Foto: Reprodução/Pexels

Os fios brancos chegam para todas as pessoas — uma hora ou outra. Ganhando cada vez mais destaque entre famosos nas redes sociais, a mudança pede outros cuidados, afinal, os tratamentos são diferentes entre os cabelos com e sem coloração, que podem amarelar com certa facilidade.

Para completar, há quem sofra com preconceitos por adotar o novo visual, como foi o caso da influenciadora Priscila Barros, que quis quebrar esse tabu e fundou a página Clube das Grisalhas. “Ouvia piadas disfarçadas de preconceito como: ‘esse cabelo vai te envelhecer’; ‘quer que eu compre uma tinta?’; ‘tá depressiva?’; ‘se estava solteira, agora que ninguém vai te querer'”, contou ela à CNN.

O movimento de assumir os fios também envolveu famosas como as atrizes Gloria Pires, Marieta Severo e Jane Fonda, que fazem sucesso nas redes ao posarem com os cabelos brancos. Porém, a transição requer uma série de cuidados, que Priscila também tomou para manter os cabelos bonitos — e evitar que eles amarelassem.

“Parei de chapar [usar prancha] e fazer progressiva. Foi o momento mais difícil e que me senti feia, mas valeu muito a pena”, disse.

Outro cuidado que a influenciadora tomou foi acertar o corte, usar xampus roxos e realizar hidratação constantemente. Para dar dicas de como cuidar dos fios brancos, a CNN consultou o cabeleireiro Nell Carmo, especialista em transformação.

O profissional deu cinco dicas para cuidar dos fios. Entre os cuidados, destacou o uso de xampus especiais, a precaução com piscinas, secadores e a importância de um bom corte e a hidratação. Veja, abaixo, como evitar que os fios brancos amarelem.

1. Usar xampus especiais

O especialista afirma que os xampus azuis ou roxos não, necessariamente, tiram o amarelo do cabelo. Para ele, cada pessoa precisa usar um produto específico para seu tipo de fio e coloração. Para saber isso, consulte seu cabeleireiro.

Carmo usa de exemplo o cabelo grisalho, com fibra de tom natural. “[Nesse caso] Você tem que usar um xampu cinza“, completou.

2. Evitar altas temperaturas de secador

Outra dica importante é evitar altas temperaturas na hora de secar ou finalizar o cabelo com secador, ou prancha, por exemplo. “Isso vai amarelar o cabelo de forma irreversível”, diz Nell.

“Para tirar o amarelo nesse caso, é necessário procurar um profissional. Então, evite usar um secador muito quente e a prancha também para finalizar seu cabelo. Sempre use na temperatura moderada”, completa.

3. Evitar processos químicos

Processos químicos, como escovas progressivas, podem amarelar o cabelo de uma forma irreversível — cuja única saída é cortar os fios. Por isso, é importante evitar esses produtos.

“Ao se tratar de qualquer processo químico com secador, prancha, escovas progressivas ou botox, seu cabelo amarelará de uma forma que será difícil de reverter. Você pode tirar o amarelo em algum momento, mas ele voltará“, completa Nell.

4. Tomar cuidado com piscina

A piscina, ao contrário do que o senso comum diz, não amarela o cabelo, mas requer certos cuidados. “O cabelo grisalho ou branco não tem melanina, então, não absorve nada de cloro”, explica Nell.

“O máximo que vai acontecer é ficar levemente esverdeado, não amarelo. Então, é importante tomar cuidado e usar um protetor contra água para o cabelo”, diz.

5. Corte de cabelo e hidratação

A hidratação e o corte são essenciais para manter o cabelo grisalho e branco bem cuidados. “É necessário procurar um bom profissional para executar um corte que traga a referência do grisalho com a sua personalidade”, fala.

O profissional ainda sugere a hidratação a cada 20 ou 30 dias para manter o brilho e a maciez dos fios brancos. “Como não tem melanina, o tratamento é muito necessário para o dia a dia”, finaliza.