Redação
As modalidades de ensino à distância tê se tornado cada dia mais comuns, no entanto muitas pessoas não sabem como estudar à distância de verdade. Falta foco e disciplina, e muitas vezes o curso fica pelo meio do caminho.
LEIA TAMBÉM
Embora a modalidade não estabeleça um horário fixo e permita que as atividades sejam realizadas a qualquer hora do dia, é preciso saber priorizar os estudos, planejar a rotina acadêmica e recorrer aos recursos tecnológicos. Confira oito dicas de como a metodologia de ensino à distância pode se tornar um processo de aprendizagem mais proveitoso.
Como estudar à distância de verdade
Estudar em casa pode exigir uma disciplina ainda maior do estudante, uma vez que a cobrança por horários e prazos é um pouco menor. Veja algumas sugestões de como é possível realizar um curso longe das salas de aula.
1. Organizar o tempo
É importante sempre definir e respeitar o tempo necessário aos estudos. Mesmo que o ensino seja à distância, é necessário reservar um tempo para essa atividade, assim como para as outras, tais como trabalho, família e entretenimento. É fundamental encontrar o equilíbrio entre todas as atividades da vida pessoal.
2. Ser sensato
É fundamental ser realista e assumir apenas aquilo que você terá tempo de estudar e fazer. Nem sempre é possível se dedicar integralmente aos estudos, e saber o quanto poderá estudar ajuda a não acumular matérias.
3. Aproveite as TIC’s
É sempre bom para os estudos aproveitar os recursos tecnológicos disponíveis nas salas virtuais. Ferramentas como fóruns, wikis, chats, vídeos e realidade virtual ajudam no processo de aprendizagem.
4. Motive-se
Mesmo que os estudos sejam à distância e que o aluno tenha pouco tempo para realizar as atividades, é necessário encontrar a motivação para cumprir as atividades propostas pelo curso pelo menos uma vez por dia. O ensino à distância exige foco e determinação.
5. Priorizar sempre
Faça as obrigações e as tarefas mais urgentes em primeiro lugar. O ideal é estabelecer metas diárias e realistas. Programe as metas relativamente fáceis de serem alcançadas para só depois pensar nas mais difíceis.
6. Ampliar os conhecimentos
Sempre priorize a descoberta de novos conhecimentos e não se limite apenas ao conteúdo das aulas. É fundamental consultar outras fontes complementares para favorecer a expansão dos aprendizados.
7. Não tenha vergonha de perguntar
É necessário ter uma boa relação com os professores e tutores. Na educação à distância o aluno terá uma atenção personalizada, individualizada e permanente.
8. Realizar as atividades e exames nos prazos indicados
É aconselhável que o estudante realize as atividades e os testes propostos pelos professores ao longo do curso sempre no prazo estipulado; assim, todas as aulas terão a total compreensão do aluno.
LEIA MAIS