Comissão Federal fiscaliza fechamento de agências do BB em Alagoas na próxima segunda-feira

Publicado em 25/06/2021, às 10h00
Divulgação -

Assessoria AMA

Após a reivindicação da AMA, a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados fará uma visita técnica aos municípios de Maribondo e Dois Riachos, nesta segunda (28), para averiguar o fechamento de agências do Banco do Brasil (BB) no Estado. O deputado federal, Hildo Rocha, que é autor do requerimento 88/2021, argumenta que o fechamento terá consequências sociais de diversas ordens, pois faltam meios para que as pessoas se desloquem para cidades ou bairros distantes para realizar serviços bancários.

LEIA TAMBÉM

“O Banco do Brasil é uma instituição financeira pública que é responsável pelo atendimento de diversos públicos. Estamos falando de beneficiários de previdência, assistência social e de pequenos produtores rurais dependentes de serviços prestados em unidades de atendimento do BB”, disse o deputado, que também alertou para o fato de milhões de brasileiros ainda não terem computadores, celulares ou planos de internet ilimitada. 

O debate, que agora é nacional, começou logo após a reivindicação do presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e Confederação Nacional dos Municípios (CNM) ao Congresso, com empenho da Bancada Federal do Estado, que leva em consideração o prejuízo para as comunidades afetadas. A visita técnica terá a participação de prefeitos, representantes da Câmara, Associação Comercial, Federação do Comércio, Câmara de Lojistas locais, Sistema S e sindicato dos Bancários.

O presidente da AMA, Hugo Wanderley, explica que o fechamento das agências “será um retrocesso, já que uma instituição financeira pública precisa cumprir o seu papel social. É um fator negativo para economia local que, durante a pandemia, já sofreu uma desaceleração por conta da insegurança financeira de nossa população. Outra situação é a circulação de pessoas entre os municípios no momento em que o isolamento social é peça fundamental para evitar o contágio, disse o gestor, que está preocupado com o avanço dessa pauta.

Segundo o mapeamento preliminar feito pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), serão pelo menos 160 unidades fechadas em todo país, sendo que o Nordeste é a região mais afetada.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Estado realiza primeiro transplante de fígado em um hospital da rede pública Veja cidades com maior volume de chuvas nos últimos dois dias, segundo a Defesa Civil Não há risco de transbordamento de rios em Alagoas, diz Defesa Civil Previsão do tempo para segunda-feira em Alagoas é de chuvas intercaladas com sol e temperaturas variadas; veja