Comissão da OAB critica projeto da ALE que torna vaquejada um esporte

Publicado em 30/09/2015, às 20h05
-

Redação

(Crédito: Reprodução)

Não foi bem aceita pela Comissão de Bem-Estar Animal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) a aprovação, nesta quarta-feira (30), na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), do Projeto de Lei que torna a vaquejada um esporte em Alagoas. Para começar a valer, o projeto precisa ser sancionado pelo governador Renan Filho.

O projeto, de autoria do deputado Dudu Hollanda, foi duramente criticado pela advogada Cristiane Leite, presidente da comissão. Segundo ela, a unanimidade registrada na votação representa um verdadeiro crime.

 “A aprovação de um Projeto deste é um verdadeiro desserviço. Esperamos que o governador não dê prosseguimento a esse absurdo. Não dá pra considerar um esporte algo que faz um animal sofrer. Existem laudos veterinários que comprovam os maus tratos que estes animais sofrem em uma vaquejada. Isto é crime. Reconhecer isso é um erro” - reclamou.

Cristiane também explica que um projeto semelhante também tramita em Fortaleza. Este, porém, teve intervenção da Comissão Nacional da OAB que defende a causa animal. De acordo com a advogada, a causa cearense está tramitando no Supremo, e deve ter decisão favorável à Ordem.

“Economia pode ser incentivada de outras formas”

Durante a sessão na ALE, alguns deputados alegaram que a titulação da vaquejada como um esporte faz com que, a economia dos municípios onde a prática é tradicional, torne-se mais forte. A representante da OAB, porém, discorda.

“A turma que defende isso tem interesse econômico. Mas pode ter certeza de que você pode arrumar outras formas de fomentar a economia sem ferir animais, e ir contra a Constituição”.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bolsonaro se manifesta após vídeo sobre Pix de Nikolas viralizar PGR se manifesta contra autorização para viagem de Bolsonaro aos EUA Projeto prevê prisão de quem divulgar imagens de suicídio ou automutilação Familiares, autoridades e admiradores prestam as últimas homenagens a Benedito de Lira