Secom
A próxima Semana Santa será diferente para a comunidade que vive da pesca em Maceió, em especial aos que trabalham no bairro de Jaraguá. Comerciantes e pescadores comemoram o anúncio da entrega do Centro Pesqueiro, estrutura construída pela Prefeitura de Maceió, que será inaugurada no dia 6 de maio para mudar a realidade precária dos trabalhadores da balança do peixe que existe atualmente no bairro.
LEIA TAMBÉM
Ramon Luiz da Silva trabalha no local há 27 anos como fornecedor de peixe para a balança. Ele acredita que a mudança vai atrair movimento para as vendas e trará melhores condições de trabalho para quem vive da atividade. “O ambiente aqui é muito pequeno. Acho que lá vai ser mais adequado e mais espaçoso pra trabalhar. Tenho certeza de que o comércio de peixe vai melhorar e muito”, frisou.
Os consumidores também trazem boas expectativas para a mudança. Alexandra Gurgel é de Fortaleza, mora em Maceió há três anos, e optou por comprar na balança para levar pescados frescos. Ela conta o que acha do atual espaço e como acredita ser necessário uma nova estrutura.
“Como uma cidade praiana todo mundo gosta muito de peixe, pescados, mas realmente a estrutura encontrada aqui é insalubre e precária. Há sim uma necessidade de melhoria. Com um novo espaço, o que a gente espera é que o manuseio com o alimento melhore, já que é algo tão delicado, principalmente falando em pescados, que exige refrigeração e um local constantemente limpo. Acredito que também melhore as vendas. Hoje em dia, muita gente opta por comprar no supermercado, que não é tão bom quanto comprar o pescado fresco, mas que por conta da estrutura, termina buscando essa opção”, comentou a compradora Alexandra Gurgel.
NOVA ESTRUTURA
O Centro Pesqueiro ficará próximo ao espaço que funciona atualmente a balança do peixe de Jaraguá. O local foi elaborado em parceria com os moradores da antiga Favela do Jaraguá, que foram transferidos para o Residencial Vila dos Pescadores, no bairro Sobral. O projeto beneficia a quem tem a pesca como principal atividade de sobrevivência.
“Será um ganho para a comunidade que vai ter o Mercado do Peixe com todo o padrão de qualidade com fábrica de gelo, estaleiro para os barcos e depósito para o material de pesca. Vai ser algo totalmente voltado para a comunidade pesqueira, mas ganha a cidade com um novo espaço turístico”, comentou o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, sobre o novo espaço.
“Vamos trazer para cá todos que trabalham no atual Mercado do Peixe aqui em Jaraguá e eles terão toda a estrutura para servir bem o maceioense”, acrescentou Rui Palmeira.
A nova estrutura terá depósitos, estaleiros, mercado de peixe (com área de vendas e armazenamento), lanchonete, fábrica de gelo, oficinas – fabricação e conserto das redes de pesca, fabricação e conserto de leme e elétrica para barco e motor para barco, sorveteria e muito mais.
O local ganhou um sistema de iluminação, instalado pela Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima). Além disso, cerca de mil empregos serão gerados, aquecendo o mercado de trabalho no setor
LEIA MAIS