Começa vacinação contra a poliomielite; erradicada há 34 anos, doença ameaça voltar

Publicado em 27/05/2024, às 13h04
Doença é contagiosa e pode causar paralisia infantil e | Foto: Site De Fato -

Eberth Lins

Começa nesta segunda-feira (27) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que até 14 de junho quer imunizar 279.513 crianças em Alagoas. A meta da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) é vacinar 95% das crianças inseridas na faixa-etária recomendada, isto é, de 1 ano a menores de 5 anos.  A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, pode causar danos irreversíveis ao desenvolvimento das crianças.

LEIA TAMBÉM

O objetivo da campanha, capitaneada pelo Ministério da Saúde (MS), é conter o risco de reintrodução do poliovírus. "Para isso, é necessário alcançar alta e homogênea cobertura vacinal, uma vez que, em 2023, a Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC) classificou o Brasil como País com alto risco para a reintrodução do poliovírus selvagem", diz a Sesau.

“É essencial que pais e responsáveis levem as crianças, mesmo que acreditem estar com o esquema vacinal completo, pois os profissionais de saúde irão fazer uma checagem para saber quais vacinas são necessárias e também conferir se as vacinas estão em dia”, alerta o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda.

Pais e responsáveis devem procurar um dos postos de vacinação, que estão espalhados nos 102 municípios de Alagoas.  Para as crianças receberem a dose, é necessário ter tomado as três doses da vacina inativada poliomielite (VIP), do esquema básico de vacinação. Já as crianças menores de 1 ano de idade deverão ser vacinadas com a VIP (injetável).

A doença - A poliomielite é uma doença contagiosa causada por um vírus que vive no intestino e que pode infectar adultos e crianças. A transmissão se dá pelo contato direto com as fezes ou secreções eliminadas pelo corpo. A doença causa paralisia, e nos casos mais graves atinge os membros inferiores como paralisia de uma das pernas, pé torto, dores nas articulações e atinge também outros músculos que podem prejudicar a fala e a deglutição. Há 34 anos não são registrados casos da poliomielite em território brasileiro e o último caso detectado no Brasil ocorreu em 1989, no município de Souza, na Paraíba.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Chikungunya matou mais até agosto deste ano do que em todo 2023, alerta Fiocruz Sono irregular pode aumentar risco de derrame e ataque cardíaco, diz estudo O que é a hidrolipo e quais os riscos do procedimento feito por mulher que morreu em clínica em SP Hospital da Mulher passa a agendar consultas para inserção do DIU