Combate à dengue: força-tarefa já inspecionou 22 bairros de Maceió

Publicado em 16/01/2016, às 16h40

Redação

A Coordenação de Controle de Vetores e Doenças Transmitidas por Animais Peçonhentos e a Gerência do Programa da Dengue da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fizeram uma avaliação positiva dos primeiros dez dias de trabalho da força-tarefa de combate ao mosquito Aedes aegypti na capital alagoana. Até esta sexta-feira (15), 22 bairros haviam sido alvo da inspeção das equipes de agentes de endemias, que continuam a orientar os moradores para manter os cuidados, evitando assim o desenvolvimento de criadouros do mosquito.

LEIA TAMBÉM

“Trabalhando em parceria com os demais órgãos envolvidos na força-tarefa temos avançado nas ações de controle da dengue, principalmente no que diz respeito à entrada nos domicílios, que tem sido facilitada pela presença do Exército. Com isso, reduzimos pendências com imóveis fechados e resolvemos situações que no dia a dia do trabalho dos agentes não tínhamos tido a possibilidade de detectar”, afirma o gerente do Programa da Dengue no município, Manoel Gomes Araújo.

Como resultado dessa primeira etapa dos trabalhos da força-tarefa, 20 novos focos do mosquito foram detectados e tratados nos bairros da Capital. E com a entrada nos domícilos facilitada pelos moradores, o principal obstáculo dos agentes de endemias passaram a ser os imóveis fechados ou abandonados, que somam até agora, 1.802 domicílios. Segundo a coordenadora de Controle de Vetores e Doenças Transmitidas por Animais Peçonhentos, Carmem Samico, as visitas a esses locais serão reagendadas, mas, caso a situação permaneça, restará apenas acionar o Ministério Público, para que seja garantida a entrada nessas residências e concluídos os trabalhos na área em questão.

“Precisamos tomar esse cuidado porque o proprietário ou residente do domicílio pode estar ausente devido ao horário de trabalho ou viagem, por isso, analisamos caso a caso e recolhemos informações com vizinhos acerca da movimentação da residência que se encontra fechada, antes de recorrer à Justiça”, explicou Carmem.

Coordenadas pela Defesa Civil Estadual, as ações da força-tarefa estão previstas para se estenderam até o mês de maio. O planejamento, até o final deste mês, é vistoriar os 50 bairros de Maceió e garantir o mesmo monitoramento nos demais municípios alagoanos.

Além disso, os representantes do Município lembram que a população precisa continuar mobilizada, procurando manter os reservatórios de água tamponados e evitando o acúmulo de lixo que possa acumular água, impedindo o surgimento de criadouros do mosquito Aedes aegypti. E ao tomar conhecimento de qualquer situação de risco – como piscinas sem uso com água acumulada ou casas abandonadas – é só ligar para os telefones do disque dengue (3315-5360 e 3221-2523, das 8h às 17h), informando o local, para que sejam tomadas as providências cabíveis.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de fotógrafo brasileiro percorreu 20 quilômetros no Rio Sena, diz PF MPF questiona Meta sobre mudanças nas regras do Facebook e Instagram Sessenta e seis bets têm funcionamento liberado no Brasil; confira lista Finanças, horóscopo, boas energias e mais dicas para 2025