Com protocolos e selo internacional, Alagoas garante segurança na retomada do turismo

Publicado em 11/12/2020, às 13h59
Foto: Ascom Sedetur -

Agência Alagoas

Com o rígido protocolo de segurança sanitária implantado, que rendeu a Alagoas o selo Safe Travels da WTTC e a marca de cerca de 1.200 estabelecimentos certificados com o título de Turismo Responsável pelo Ministério do Turismo (Mtur), o estado retoma a atividade de forma gradual e se consolida como destino seguro em todo o país. O movimento de recuperação otimista foi diretamente impactado pela conduta de cuidados e conscientização liderada pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), durante a pandemia.

LEIA TAMBÉM

Quem atesta isso são os próprios turistas, como é o caso de Murilo Gorri, psicólogo, que veio do Paraná passar férias em Alagoas com o namorado. “Em todos os lugares nos quais estivemos há avisos orientando sobre o uso da máscara, luvas e assepsia das mãos, como obrigatoriedade. Os bares e restaurantes, até mesmo muitos vendedores ambulantes usam a máscara e tem álcool em gel disponível”, conta.

Já Eduardo Silva é alagoano e aproveitou as férias para conhecer melhor o seu estado regionalmente. “Todos os hotéis em que passei estavam adaptados e me senti seguro”, pontua o administrador que viajou por atrativos do Litoral ao Sertão, conhecendo cidades como São Miguel dos Milagres, Barra de São Miguel, Coruripe e Piranhas. 

A retomada da atividade turística tem sido célere: só neste mês de dezembro, a malha aérea alagoana conta com cerca de 75% do número de voos existentes no período pré-pandemia – resultado já previsto pelo Governo do Estado. São 19 voos diários com origem e destino em cidades como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Salvador (BA). Além destes, durante toda a alta temporada de verão, Alagoas receberá 120 voos fretados de diversos destinos brasileiros.

De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, a expectativa é que o estado receba cerca de 750 mil turistas entre os meses de dezembro de 2020 e março de 2021.

“Com todos os cuidados necessários estamos retomando o turismo no estado, movimentando esta cadeia que é uma das principais forças da nossa economia. Conquistamos o selo Safe Travels da WTTC e somos o segundo estado de todo o Nordeste em número de empreendimentos certificados pelo Selo Turismo Responsável do Ministério do Turismo (Mtur), com cerca de 1.200 empreendimentos. Todo este trabalho faz com que a gente garanta mais segurança não só ao turista, mas a todos os trabalhadores que dependem direta e indiretamente do setor, e à nossa população”, ressalta Rafael Brito.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

“Não é minha família”, diz Carlinhos Maia após cunhado ser alvo de operação policial Drones auxiliam na localização de crianças perdidas em praias de Alagoas Disque 100 registrou mais de 37 mil violações de direitos humanos em 2024, em Alagoas Criança de 6 anos é queimada por caravela na Praia do Francês