Com novo protesto de estudantes marcado, DMTT anuncia mais ônibus para Ufal

Publicado em 30/07/2024, às 10h40
Foto: Divulgação -

TNH1 com Assessoria

O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió anunciou na manhã desta terça-feira (30) que vai ampliar o número de viagens disponíveis para os estudantes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Segundo o órgão, a medida tem como base a inclusão das cinco linhas que ainda têm acesso ao campus da instituição no sistema de integração temporal. Com a mudança, o número de viagens feitas passará de 251 para 286 por dia, o que corresponde a uma alta de 14% na oferta do serviço no espaço da universidade em comparação ao período anterior à greve da Instituição de Ensino.

LEIA TAMBÉM

De acordo o DMTT, a medida consiste em dar aos alunos a opção de integrar nos ônibus das linhas que ainda têm acesso ao campus usando um único crédito estudantil. São elas:

Com isso, os estudantes que seguem destino UFAL e que utilizavam uma das sete linhas que deixaram de circular dentro do espaço da instituição poderão desembarcar no Hospital Universitário, por exemplo, e integrar com as cinco linhas que permanecem com acesso ao Campus. Além das cinco linhas, o estudante ainda tem a linha 4000 - Circular UFAL, que tem seu trajeto no interior da universidade.

André Costa, diretor-presidente do DMTT falou sobre a medida. “São mais viagens, o que entra em pontos solicitados pelos estudantes, de melhorar a oferta. Um exemplo é que com essa medida o estudante que antes pegava o ônibus da linha 052 - Eustáquio Gomes / Centro poderá desembarcar no ponto do Hospital Universitário e integrar com uma das cinco linhas que permanecem com seu trajeto passando pela UFAL”, destacou. “Há ainda a linha Circular UFAL, que faz o trajeto dentro da UFAL, sai para a Av. Lourival de Melo Mota, retorna na antiga rotatória da PRF e vai para o campus, passando pelo ponto do HU”, ressalta o titular da pasta.

É importante lembrar que o acesso à linha 4000 - Circular UFAL não tem cobrança de créditos estudantis e que o aluno pode utilizá-la quantas vezes precisar, indo inclusive de um ponto a outro da universidade. Implementada no dia 15 de julho, já no dia 16 o DMTT ampliou o trajeto, para que o veículo saísse do campus, dando assim mais opção para estudantes poderem acessar com segurança nos abrigos externos e acessibilidade. Já no dia 18 de julho, foi acrescentado mais um ônibus e o horário de circulação passou de 18h às 22h30 para 6h às 22h30.

“Não nos fechamos para conversas, ouvimos e buscamos ajustes que representem um ganho para os estudantes e que ao mesmo tempo não prejudique o tempo de viagem de usuários que não se destinam à UFAL”, pontuou André Costa. “Após uma reunião ampliamos o trajeto da linha 4000, incluímos mais um ônibus ao serviço e aumentamos o horário de circulação. Tudo devidamente pensado. Essa integração é mais uma medida para dar mais condições de mobilidade aos estudantes.”

Estrutura - Além das medidas tomadas em relação à linha 4000 e aos ônibus que passam pela UFAL, o DMTT atuou em parceria com a ILUMINA para melhorar a iluminação nos pontos e abrigos localizados próximo à universidade. “Essa foi mais uma ação para que os estudantes tivessem uma melhoria no serviço. Não só a linha, mas também os abrigos e o espaço que está sob a competência do município”, observou Glauco Oliveira, diretor do Sistema Municipal de Transportes Urbano (SMTU).

Reivindicações - Os estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) marcaram para esta terça-feira (30) um novo protesto contra as mudanças nas linhas de ônibus da universidade. Segundo a organização do protesto, no último dia 10 de julho, o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) divulgou a decisão que oito linhas deixariam de entrar na universidade e uma linha interna seria implementada. A mudança causou revolta na comunidade estudantil que realizou um protesto no último dia 18 e bloqueou um trecho da BR-104.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mais de 150 moradores em situação de rua participam de ceia de Natal no Centro de Maceió Véspera de Natal vai contar com parada natalina na orla de Maceió Natal e Ano Novo: confira os horários de shoppings e do Centro de Maceió Carro atinge ponto de ônibus e lanchonete após motorista dormir ao volante, em Mangabeiras