Ascom TJ-AL
O Judiciário de Alagoas inaugurou as novas instalações da Turma Recursal da Capital, nesta segunda-feira (28). O presidente do Tribunal de Justiça, Tutmés Airan de Albuquerque Melo, espera que a estrutura se reflita em uma melhor prestação de serviços para os jurisdicionados dos juizados especiais, cujos recursos são julgados na Turma.
LEIA TAMBÉM
O presidente reverenciou o seu antecessor, Otávio Leão Praxedes, pela condução da obra. “Uma sede bonita, uma sede digna, que foi obra do desembargador Praxedes. Uma bela herança que ele deixou”, disse.
O órgão funcionava em prédio anexo ao Fórum da Capital, no Barro Duro, e em um espaço que não atendia a todas as necessidades. O juiz Ricardo Lima, presidente da Turma Recursal, também enfatizou que o ambiente favorecerá o trabalho de servidores e magistrados. “As instalações são excelentes, só temos a agradecer ao Tribunal pelo empenho. Hoje estamos com um plantel maravilhoso e a tendência agora é julgar muito mais”.
O local, que fica no primeiro andar do Terminal Rodoviário João Paulo II, teve o projeto de reforma elaborado pelo Departamento Central de Engenharia e Arquitetura (DCEA) e viabilizado por recursos do Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário (Funjuris).
A unidade conta com recepção, sala de espera, secretaria, três gabinetes, uma sala para assessoria dos juízes e amplo auditório, uma reivindicação dos advogados que atuam na Tuuma. As instalações estão em conformidade com as recomendações de acessibilidade do Conselho Nacional de Justiça.
Homenagem
O espaço recebeu o nome do juiz Roldão Oliveira Neto, que faleceu em outubro de 2018. A esposa Elma Oliveira, filhos e irmãos do magistrado participaram da solenidade e agradeceram a homenagem.
Ao falar sobre dificuldades do sistema de juizados especiais, o presidente Tutmés Airan lembrou a disposição do homenageado para enfrentar desafios. “Roldão gostava de uma boa luta, e que ele nos inspire”, disse.
O filho Rafael Oliveira falou em nome da família. “Meu pai teve uma passagem pela magistratura de mais de 20 anos, foi um homem que fez da sua vida a magistratura. A família ficou muito feliz e satisfeita com essa homenagem”. Rafael também ressaltou a retidão com que o pai conduziu todas as suas atividades. “O que meu pai deixou pra mim foi o exemplo”, disse, emocionado.
O magistrado Roldão Oliveira iniciou sua carreira na Comarca de Mata Grande. Era até o ano passado titular da 8ª Vara Cível da Capital. Atuou como auxiliar da Presidência em duas gestões, e presidiu o Funjuris, responsável pela modernização de toda a estrutura do TJAL.
Participaram da homenagem os desembargadores João Luiz Azevedo Lessa, Pedro Augusto Mendonça de Araújo e José Carlos Malta Marques, entre outras autoridades.
LEIA MAIS