Gilson Monteiro
Com o anúncio do fechamento da Maternidade Santa Catarina, no Hospital São Vicente de Paulo, a população de União dos Palmares, Zona da Mata alagoana tomou um susto com o possibilidade de gestantes da cidade, distante quase 80 quilômetros da capital, precisarem ir Maceió para da a luz.
LEIA TAMBÉM
A possibilidade de ficar sem o atendimento tão importante causou polêmica e revolta na cidade, principalmente depois de uma nota da Prefeitura do município, que gerou ainda mais dúvida, ao afirmar, equivocadamente, que as gestantes precisariam se deslocar ao Hospital da Mulher, em Maceió, . A nota já foi removida das redes sociais da prefeitura.
Em contato com a Secretaria de Estado da Saúde, o TNH1 esclareceu que as gestantes também terão atendimento no Hospital Regional da Mata (HRM), que também fica na cidade.
Segundo a nota, "as mulheres em trabalho de parto devem se referenciadas por seus municípios de origem para o Hospital Estadual Regional da Mata e, de acordo com a classificação de risco, podem ser encaminhadas também para o Hospital da Mulher ou Hospital Santo Antônio em Maceió, nos casos de risco habitual e ao Hospital Universitário ou Maternidade Santa Monica em casos de alto risco".
Leia a nota na íntegra:
LEIA MAIS