Com mais de R$ 620 mil de investimento, Grota Belo Monte recebe obras de mobilidade

Publicado em 18/01/2020, às 18h31
Agência Alagoas -

Agência Alagoas

O Programa Vida Nova nas Grotas avança na capital. Já são 28 comunidades beneficiadas com obras de mobilidade urbana e outras 26 com serviços em execução. A meta em 2020 é levar as benfeitorias a 100 localidades, melhorando a vida de mais de 250 mil maceioenses. Neste sábado (18), os beneficiados foram os cerca de 800 moradores da Grota Belo Monte, no Jacintinho.

LEIA TAMBÉM

O governador Renan Filho entregou mais de 500 metros de escadarias, 280 metros de corrimão e 110 metros de canaleta, além de 80 metros de meio fio e 270 metros quadrados de passeio. O valor investido na comunidade foi da ordem de R$ 626 mil, em recursos próprios do Estado de Alagoas. 

Belo Monte é a sexta localidade atendida pelo Vida Nova nas Grotas só no Jacintinho, um dos maiores e mais populosos bairros da capital. O programa é uma iniciativa do Governo do Estado, desenvolvida em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

Deixando a frieza dos números de lado, o Vida Nova traduz sentimentos. É o sentir-se cidadão, o abraço e o sorriso de satisfação de dona Maria de Lourdes da Silva, 76 anos, moradora da Grota Belo Monte. “Moro aqui há mais de 20 anos e nunca teve benefício de nada aqui. É a primeira vez que estou vendo essa coisa linda. Antes era muito ruim, um barro triste, mas agora está uma delícia”, confessou a moradora, que fez questão de agradecer ao governador, que visitou a casa dela neste sábado (18), quando da entrega das obras à comunidade.

"Nada é mais gratificante do que ver o sorriso no rosto das pessoas, ao entregar uma obra tão importante socialmente como é o Vida Nova nas Grotas", confessou o governador, encharcado de suor e do sentimento de dever cumprido. “Só o senhor mesmo, governador, para subir e descer escadaria para nos ver”, arrematou dona Vânia Maria Dantas, antes de dar um abraço de agradecimento em Renan Filho.

A comunidade do Jacintinho também foi beneficiada com a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a instalação do Ronda no Bairro, programa exitoso de Segurança Pública e de proximidade com o cidadão.

“O Vida Nova nas Grotas eleva a autoestima das pessoas, chega aonde o Estado nunca tinha chegado antes e faz o poder público se aproximar do cidadão, melhorando a vida de todos”, completou Renan Filho, ao citar o caso de dona Luíza, moradora da Grota Belo Monte.

Além das obras estruturantes, o Vida Nova instalou uma rampa de acesso à casa dela, proporcionando acessibilidade ao marido, que teve a mobilidade reduzida por causa de um acidente vascular cerebral (AVC). “São exemplos como esse que nos dão mais força para a gente chegar em todos os lugares e melhorar a vida das pessoas”, acrescentou Renan Filho.

Além das melhorias estruturais externas, o Vida Nova passou a cuidar das casas das pessoas. O Programa vai beneficiar 8 mil moradias por meio de reformas estruturais até o final do ano. As obras já beneficiam 400 moradias, executadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra).

“Nós vamos chegar até a última grota de Maceió. A população pode aguardar”, prometeu o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, ao lado do coordenador do Vida Nova nas Grotas, Neri Almeida.

“O Vida Nova nas Grotas leva dignidade para essas pessoas tão carentes, que há décadas nunca foram olhadas pelo poder público. Nesse governo, vamos chegar até as cem grotas de nossa capital, levando dignidade para toda essa população”, reforçou.

Grandes mudanças

O programa nasceu em 2016, intitulado inicialmente de Pequenas Obras Grandes Mudanças, com intuito de transformar a vida das pessoas residentes em grotas de Maceió e, indiretamente, de todo o município. A princípio, o objetivo era proporcionar melhorias em mobilidade urbana.

Ao longo dos meses, porém, a iniciativa cresceu, ganhou notoriedade e passou a se chamar Vida Nova nas Grotas com a chegada de um forte aliado: o ONU-Habitat, que instalou em Alagoas seu primeiro escritório no Nordeste, em outubro de 2017.

A parceria com o ONU-Habitat leva, além da melhoria em mobilidade para as comunidades, programas de inclusão social, meio ambiente, qualidade de vida, infraestrutura e empreendedorismo. “A ONU ajuda a estruturar, cada vez mais, o Vida Nova nas Grotas, a trazer resultados melhores ao medir os indicadores sociais. Então, esse trabalho é importante porque aponta os caminhos que devemos seguir”, observou Renan Filho.

O Vida Nova nas Grotas foi reconhecido internacionalmente, ao sagrar-se um dos vencedores do concurso Governarte: A Arte do Bom Governo – Prêmio Eduardo Campos, concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), entregue durante cerimônia realizada ano passado na Argentina.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Educação reabre matrículas para quem perdeu prazo a partir desta segunda-feira, 20 Imprensa Oficial Graciliano Ramos indica a literatura para fortalecer a saúde mental Equatorial vai ofertar troca de lâmpadas porta a porta e sorteio de geladeiras no Vergel do Lago Jogadora da Seleção Brasileira lamenta morte de irmão em acidente em AL: “estou destruída”