Com mais de 7 mil infrações no ano, veja ocorrências mais registrada em Alagoas

Publicado em 13/07/2024, às 11h24
O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) | Divulgação / PMAL -

Agência Alagoas

Durante o primeiro semestre de 2024, o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) já registrou mais de sete mil Autos de Infração de Trânsito (AIT) por infrações diversas ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

LEIA TAMBÉM

Foram 1.042 veículos irregulares removidos, o que representa um aumento de 142% em relação ao mesmo período de 2023. Os números vão além. Entre janeiro e junho, as guarnições da unidade confeccionaram 7.411 AIT por infrações diversas ao CTB. O quantitativo em 2024 é 55% superior a 2023. Entre as ocorrências mais registradas está a de condução de veículos por inabilitados, responsável por 749 registros.

Os dados foram divulgados na última segunda-feira (08) pelo CPRM. Durante cerimônia presidida pelo comandante-geral, coronel Paulo Amorim, os comandantes e subcomandantes de unidades que se destacaram foram homenageados. Entre eles, estiveram o major Cícero Navarro, o comandante do BPTran, que comentou os resultados.

“Os índices de desempenho do Batalhão de Trânsito foram excelentes e atingiram o destaque operacional do CPRM com acréscimos de 40% em flagrantes de alcoolemia (embriaguez ao volante), de 80% em pessoas conduzindo sem habilitação, além de ampliar a lavratura de termos circunstanciados de ocorrência (TCO). Seguimos as diretrizes da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e do Comando Geral da Polícia Militar de Alagoas por meio do CRPM. Estamos norteando as ações do batalhão com policiamento integrado desenvolvido pelos batalhões de área, fomentando o policiamento ostensivo geral, aplicando a fiscalização do trânsito”, explicou o comandante.

O oficial também esclarece que, de forma especial, as guarnições têm focado em regiões onde ocorreram crimes violentos contra a pessoa e roubos de rua, por exemplo. O foco é a preservação de vidas e prevenção aos sinistros de trânsito, sobretudo fiscalizando condutores inabilitados e realização de testes de alcoolemia (bafômetro).

O comandante também salienta que a meta é avançar continuamente: “Neste segundo semestre de 2024, iremos ampliar as fiscalizações de trânsito. Levaremos a diversas unidades da capital, o Nivelamento Operacional de Trânsito (NOT) com instruções teóricas e práticas de Legislação Básica de Trânsito Aplicada, inteligência policial, identificação veicular, preenchimento de Autos de Infração de Trânsito, montagem de bloqueio policial [blitz] e saturação policiamento, além dos crimes de trânsito e Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO)”, explicou o major.

“Agradecemos o empenho de cada policial que atua diariamente no policiamento ostensivo geral e nas fiscalizações de trânsito. Juntos vamos manter a constância do trabalho já desenvolvido com excelência, fortalecendo as atividades e integrando cada vez mais todas as unidades de policiamento, com certeza de que estamos fortalecendo a segurança pública”, finalizou o major Navarro, direcionando sua fala aos homens e mulheres sob seu comando.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Justiça valida decreto que proíbe serviço de mototáxi em São Paulo Obras da BRK modificam trânsito em ruas da Ponta Grossa; veja desvios Confira os bloqueios no trânsito para o segundo fim de semana do Verão Massayó 2025 Conduzir motocicleta sem capacete está entre as infrações mais comuns nas rodovias de Alagoas