Com investimento de R$ 30,8 milhões, Hospital da Mulher é inaugurado neste domingo

Publicado em 28/09/2019, às 21h25
Agência Alagoas -

Agência Alagoas

O governo do Estado entrega, às 9h deste domingo (29), o Hospital da Mulher Dra. Nise da Silveira, localizado no bairro Poço, em Maceió. Orçada em R$ 30,8 milhões, com 127 leitos e capacidade de seis mil atendimentos por mês, a unidade de saúde abre as portas para ampliar e melhorar os serviços de baixa e média complexidade no Sistema Único de Saúde (SUS).

LEIA TAMBÉM

Entre os serviços que serão ofertados no prédio de oito andares estão o de obstetrícia, puerpério, endocrinologia, ginecologia, colposcopia, mastologia, cardiologia, anestesia e cirurgia ginecológica. Uma equipe interdisciplinar e multiprofissional fará o atendimento nos ambulatórios de ginecologia, colposcopia, cirurgia ginecológica, planejamento familiar, mastologia, anestesia, psicologia, otorrino, cardiopediatria, infectologia, nutrição, pediatria, proctologia, neonatologia, psiquiatria, fonoaudiologia e obstetrícia. Também integram a equipe de biomédicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, de radiologia e de laboratório.

O hospital terá salas de observação obstétrica, um Centro de Parto Normal, internação ginecológica e obstétrica, e Unidades de Cuidados Intermediários (UCI). Além disso, o prédio conta com diversas enfermarias, lactário, ginecologia infanto puberal e salas de vacina, de coleta de exames laboratoriais e de curativos.

Serão implantados, ainda, o Serviço de Perícia Médica e Boletim de Ocorrência (BO), que será realizado por técnicos da Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual (RAVVS), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), e o Ambulatório de Acolhimento e Cuidado Integral à Saúde das Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT).

O Hospital da Mulher também conta com uma ouvidoria, Central de Material Esterilizado, bem como o Serviço de Prontuário do Paciente e a farmácia central.

LGBT – O Ambulatório de Acolhimento e Cuidado Integral à Saúde das Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) é uma das novidades do Hospital da Mulher. Ele é o primeiro serviço de saúde do Estado de Alagoas com foco no cuidado e acolhimento aos LGBT.

O espaço vai ter uma equipe multiprofissional e vai oferecer acompanhamento, exames clínicos e tratamento adequado de acordo com as especificidades de cada usuário, visando promover sua saúde integral. O serviço tem foco no Processo Transexualizador do SUS, atendendo aos pré-requisitos da Portaria 2.803, de 18 de novembro de 2013, que redefine e amplia o Processo Transexualizador no SUS.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Educação reabre matrículas para quem perdeu prazo a partir desta segunda-feira, 20 Imprensa Oficial Graciliano Ramos indica a literatura para fortalecer a saúde mental Equatorial vai ofertar troca de lâmpadas porta a porta e sorteio de geladeiras no Vergel do Lago Jogadora da Seleção Brasileira lamenta morte de irmão em acidente em AL: “estou destruída”