Com foco no Sururu Valley, evento discute ecossistema de inovação de Maceió

Publicado em 18/11/2020, às 15h54
Divulgação -

Assessoria

O projeto Teias da Inovação MCTI promove, em sua 13ª edição on-line e gratuita, um debate sobre o ecossistema alagoano de inovação. Com o tema "O empreendedorismo e inovação: o impulsionamento para o sucesso dos negócios", o evento foca na capital Maceió e, embora tangencie empreendedorismo e startups (que acolhem e desenvolvem soluções de excelência para o mundo; e enfrenta desafios, como a integração entre atores e comunidades, investimentos e mão de obra qualificada), terá como objeto central as fortalezas do Sururu Valley. A conferência, agendada para quinta-feira (19), está com inscrições abertas a qualquer pessoa interessada, pelo site: https://www.teiasdainovacao.com.br.

LEIA TAMBÉM

Considerado o "Vale do Silício do Alagoas", o Sururu Valley (nome em homenagem ao molusco comumente encontrado nas praias da região) é o ecossistema emergente de inovação do estado. Ele surgiu para contornar o pensamento de que empreendedores precisavam deixar Alagoas para entrar no mundo dos negócios de inovação. Sua composição abrange empresários, empreendedores, investidores, pesquisadores acadêmicos, atores do poder público e está ganhando cada vez mais relevância. De acordo com dados de dezembro de 2019 do Startup Base, Alagoas possui cerca de 40 startups, sendo 60% em fase de tração. Os setores mais frequentes são Comunicação, Marketing e Mídia (15%), Educação (10%) e Entretenimento (10%).

O evento, que segue a linha do Teias em focar análises nas áreas de ciência, inovação e tecnologia, contará com a participação de Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, Secretário Nacional de Empreendedorismo e Inovação do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações). "A interação entre pessoas e organizações é um fator importante para incentivar inovação e novos negócios. Os debates trazem a experiência de grandes profissionais, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do ecossistema de inovação", conta Alberto Paradisi, pesquisador principal e coordenador do projeto.

Entre os palestrantes estão:

- Rodrigo Rossiter: Um dos precursores do Sururu Valley, acumula experiência na área de desenvolvimento de softwares e startups desde 2011, além de ser empreendedor em inovação e formado em Comunicação Social. Atualmente, ocupa o cargo de secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) de Alagoas.

- Áurea Andrade: É mestra em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Graduada em Administração. Também é avaliadora de projetos na área de Economia 4.0 no Instituto Federal do Espírito Santo e no Programa Inovativa Brasil, do Ministério da Economia. Atualmente, é Gerente Adjunta no Sebrae/AL, respondendo também pela gestão do projeto de startups.

- Kledson Ferreira: Empreendedor do mercado de startups e especialista em tecnologias de realidade virtual, é fundador da Labitspace, uma startup focada em construir soluções interativas e, ainda, atual CTO da Viuzz.

A mediação, desta vez, ficará sob a responsabilidade de Íria Almeida, arquiteta e urbanista, com experiência nas áreas de Desenvolvimento Urbano e Gestão Pública. Secretária do Gabinete de Governança da Prefeitura de Maceió, atua nas áreas de Novas Economias, Desburocratização, Empreendedorismo, Cidade Inteligente e Inovação.

O Teias da Inovação é uma iniciativa do MCTI em parceria com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico) e o CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações), e tem o apoio da ANPEI (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras). Realizado em diferentes cidades do Brasil e agora também em âmbito nacional, o projeto tem como público-alvo startups, incubadores, empresários, empreendedores, estudantes, pesquisadores, cientistas, educadores e governos locais.

Entre os temas abordados estão transformação digital, empreendedorismo, tendências de futuro, novos modelos de negócios e pesquisa e desenvolvimento. "O programa promove uma aproximação entre o MCTI e as cidades brasileiras de médio porte, com grande potencial de se tornarem ecossistemas locais de inovação. Vamos aproveitar para divulgar programas e instrumentos de apoio à inovação e ao empreendedorismo inovador. Nosso foco é sempre auxiliar para que esses polos sejam pensados e implementados de forma sustentável", afirma Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, Secretário Nacional de Empreendedorismo e Inovação do MCTI.

Edições anteriores

Antes de ser reconfigurado para o momento da pandemia, o Teias da Inovação MCTI esteve presente nas cidades de Cuiabá (novembro/2019), Aracajú (janeiro/2020) e Vitória (março/2020). Foram debatidos, respectivamente, os temas: "Communities Meeting - Conectando Ecossistemas de Inovação", "Perspectivas e Futuros para a Inovação em Sergipe" e "Make Together - Integrando o Ecossistema Capixaba de Inovação".

Já on-line, o projeto teve 12 edições, tendo somado mais de mil inscrições e chegado a 111 cidades brasileiras:

- Quatro de foco nacional (edições 1, 3, 5 e 8, em 04/06, 07/07, 06/08 e 09/09, respectivamente), com os temas, na ordem: "Os Possíveis Cenários de Inovação Para os Ecossistemas Brasileiros"; "Teias para Startups: Financiamento, Investimento e Fomento à Inovação Durante e Pós-Pandemia"; "Academia e Indústria: Investimento e Relacionamento Para a Inovação Durante e Pós-pandemia"; e "Organização, funcionamento e replanejamento dos ecossistemas brasileiros de inovação para competitividade global".

- Oito de foco regional (edições 2, 4, 6, 7, 9, 10 e 11, em 18/06, 21/07, 18/08, 25/08, 24/09, 08/10 e 22/10 e 05/11 respectivamente). Os temas e as cidades abordadas foram, na seguinte ordem: "Instrumentos de Fomento e Incentivo à Inovação e Empreendedorismo" (Caxias do Sul-RS); "Cidades Inteligentes: Conexões e Transformações para o Futuro" (Juazeiro do Norte-CE); "Integração e desenvolvimento do ecossistema regional de inovação de Macapá" (Macapá-AP); "Vocação Local: Inovação com foco em Energias Renováveis, Tração e Mobilidade Elétrica" (Jaraguá do Sul-SC); "Inovação na prática: desenvolvimento de atores regionais" (Boa Vista-RR); "Vocação Regional: Organização do Ecossistema Maranhense para Inovação Aeroespacial", (São Luís-MA); "Tendências de futuro para Goiás: educação e mercado" (Goiânia-GO); e "Startups e indústria: acelerando a relação para maior integração do ecossistema e geração de valor mútuo" (Londrina-PR).

Serviço

"O empreendedorismo e inovação: o impulsionamento para o sucesso dos negócios"

Data: 19 de novembro, quinta-feira

Horário: das 16h às 17h30

Inscrições: https://www.teiasdainovacao.com.br/

Programação:

16h00 - Boas-vindas com Paulo Alvim

16h10 - Abertura Oficial pela mediadora Íria Almeida

16h15 - Apresentação Rodrigo Rossiter

16h20 - Apresentação Áurea Andrade

16h25 - Apresentação Kledson Ferreira

16h30 - Debate + Quiz

17h05 - Perguntas do público

17h25 - Encerramento

Sobre o MCTI

A missão do MCTI é produzir conhecimento e riquezas para o Brasil, além de contribuir para a qualidade de vida dos brasileiros. Para desenvolver suas atividades, o Ministério conta com unidades de pesquisa, entidades vinculadas e organizações sociais para garantir e promover o avanço da ciência, tecnologia, inovação e comunicações visando o desenvolvimento sustentável e a melhoria da sociedade do país.

Sobre o CNPq

Fomenta a pesquisa científica e tecnológica e incentiva a formação de pesquisadores brasileiros. Criado em 1951, desempenha um papel primordial na formulação e na condução das políticas de ciência, tecnologia e inovação. Sua atuação contribui para o desenvolvimento nacional e o reconhecimento das instituições de pesquisa e pesquisadores brasileiros pela comunidade científica internacional.

Sobre o CPQD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, soluções que aceleram a geração de valor no processo de transformação digital contribuindo para a excelência dos usuários, a reinvenção de modelos de negócios, a segurança e a conformidade e a criação de novos produtos.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPT protocola denúncia para investigar acidente que matou trabalhador soterrado em areia Defesa Civil realiza vistoria em hotel na Pajuçara que pegou fogo nesta quinta-feira (16) PMDF divulga nota de pesar após morte de policial em incêndio de hotel: “gesto heroico” Homem morre soterrado por areia em caminhão durante obra na Avenida Durval de Góes Monteiro