Colorindo o verão: conheça plantas que florescem na estação mais quente do ano

Publicado em 15/01/2024, às 08h59

Luan Paz

Foto de corina ardeleanu na Unsplash

O verão começou no dia 21 de dezembro de 2023 e se estenderá por mais três meses, mais precisamente, até o dia 20 de março. Durante a estação, os dias são mais longos e as temperaturas ficam mais elevadas, no hemisfério sul, com mais luminosidade algumas plantas aproveitam e entram em estado de floração, por isso separei algumas plantas que florescem, sobretudo durante o verão pra você que está procurando flores para colorir o seu jardim.

LEIA TAMBÉM

Começamos pelas Dálias (Dhalia), um gênero botânico conhecido por suas flores de coloração e tamanhos variados, a única cor que não encontramos é o azul. As espécies possuem pétalas que podem ser alongadas, enroladas ou redondas, mas que sempre se aglomeram em um colorido e compacto ramalhete individual. A floração ocorre no verão, preferem o sol pleno e as regas devem ser regulares. E o melhor é que você pode aproveitar e montar belos arranjos.

Apesar de florescer durante parte do ano, é durante o verão que a Kalanchoe intensifica sua floração. Também conhecida como flor-da-fortuna, possui folhas grossas e largas, com uma coloração verde-escuro, mas o destaque está nas flores delicadas e agrupadas em pequenos buquês, variando entre vermelho, laranja, rosa, lilás, amarelo e branco.

Se você mora em Alagoas, então deve conhecer essa planta que é sucesso em todo estado. A vinca-de-Madagascar, ou bom-dia, como também são chamadas em alguns lugares é nativa de Madagascar, na África e floresce o ano todo, mas o auge ocorre durante o verão. É uma planta de sol pleno e clima quente, em temperaturas sempre acima de 20 °C, são relativamente fáceis de cuidar e pouco exigentes, podem ser encontradas em diversas cores, como branco, lilás, vermelho, rosa e laranja.

Outra planta que as flores atingem seu auge no verão é a margarida e já falamos dela no blog. Elas gostam de um lugar bem ensolarado e de meia-sombra. A rega precisa ser frequente, entre dois e três dias, mas sem encharcar o solo. Demanda terra argilosa e de boa drenagem, e adubação rica a base de potássio ou húmus de minhoca.

A lavanda é uma das flores que eu chamo de multifuncionais, pode ser usada na culinária, na perfumaria, na aromaterapia, como repelente para alguns insetos, enfim ela é multiuso! A planta possui folhas lineares e aromáticas, mas o destaque fica para as flores azuis ou roxas, que aparecem entre a primavera e o verão. Podendo ser usada no paisagismo para compor maciços, bordaduras, pequenas cerca-vivas e também se desenvolve bem em vasos.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Você sabe o que é topiaria? Conheça quatro tipos raros de orquídeas Por que o caudex da rosa do deserto fica mole? E o que fazer quando isso acontece? Quais os melhores adubos para orquídeas?