Coleta Seletiva: saiba como participar durante a pandemia

Publicado em 27/04/2020, às 23h05
Divulgação / Secom Maceió -

Secom Maceió

Participar da coleta seletiva é uma forma de ajudar a cuidar de Maceió, do meio ambiente e também de beneficiar famílias que sobrevivem da venda de materiais recicláveis. Hoje, quatro cooperativas de catadores prestam o serviço por meio da contratação com a Prefeitura de Maceió. Durante a pandemia, o cidadão pode colaborar com o descarte adequado de duas formas: nos Pontos de Entrega Voluntária de Resíduos Recicláveis (PEVs) ou em um dos ecopontos em funcionamento.

LEIA TAMBÉM

Coordenado pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), o trabalho das cooperativas segue em sistema de escala e com horários reduzidos, estabelecidos no cronograma de atividades a fim de resguardar a saúde e a segurança dos cooperados. A população pode participar da coleta seletiva descartando o resíduo reciclável seco em algum dos 17 PEVs ou no Ecoponto Santa Lúcia, Ecoponto Pajuçara, Ecoponto Tabuleiro e Ecoponto Dique Estrada.

“Conforme alinhamos com as cooperativas, o serviço foi retomado em partes para garantir a continuidade da coleta, que beneficia tanto os cooperados como a cidade, do ponto de vista ambiental e na redução de resíduos encaminhados ao aterro sanitário. Os PEVs são os locais em que a população deve direcionar os recicláveis. Em caso de dúvidas ou necessidade de informações sobre o serviço, a orientação é para que o cidadão entre em contato com a Sudes por meio do 0800 082 2600 ou pelo Whatsapp 98802-4834”, orienta o superintendente Gustavo Acioli Torres.

Além dos recicláveis, o titular da Sudes lembra que os ecopontos também recebem resíduos de construção civil (até um metro cúbico por cidadão), restos de poda de árvores e resíduos volumosos (móveis e eletrodomésticos sem utilidade, por exemplo). Torres ressalta que, apesar da suspensão de alguns serviços em decorrência do período de pandemia, o trabalho de limpeza urbana segue normalmente, com os devidos cuidados, por se tratar de algo essencial à saúde pública e à população.

Confira os locais para o descarte adequado:

1.PEV Praça em frente ao 5° Batalhão da PM no Lot. Celly Loureiro – Benedito Bentes
2.PEV em frente ao Colégio Atheneu – Salvador Lyra
3.PEV na calçada do Terminal do Graciliano Ramos
4.PEV no terminal do Fernão Velho
5.PEV Praça em frente ao terminal da Colina
6.PEV Praça Lucena Maranhão – Bebedouro
7.PEV Praça 200 anos Zé Tenório
8.PEV Praça Genésio de Carvalho – Gruta de Lourdes
9.PEV Guaxuma
10.PEV Mirante do Jacintinho
11.PEV Terminal do Trapiche
12.PEV Praça em Frente a USF da Pitanguinha
13.PEV Vergel ( praça próximo a guarda municipal)
14.PEV Praça da Faculdade – Prado
15.PEV em frente ao Instituto Mandaver – Dique Estrada
16.PEV Praça Nossa Senhora de Fátima – Feitosa
17.PEV Praça do Skate – Ponta Verde

Ecopontos

  1. Ecoponto Pajuçara
    Rua Luiz Campos Teixeira, nº 476
  2. Ecoponto Santa Lúcia
    Av. Oswaldo Ramos, nº712 – Jardim Petrópolis
  3. Ecoponto Dique Estrada
    Av. Governador Teobaldo Barbosa – Vergel do Lago
  4. Ecoponto Tabuleiro
     Rua Botafogo, por trás do Posto de Saúde Dr. Ib Gatto Falcão
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara Vídeo: carro fica destruído após pegar fogo em viaduto, no Jacintinho Veja o que se sabe sobre incêndio em hotel na Pajuçara em que turista morreu Pane em ar-condicionado teria causado incêndio em hotel em que turista morreu, diz delegada