COI decide neste domingo participação da Rússia na Rio 2016

Publicado em 24/07/2016, às 08h59

Redação

O Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) fará neste domingo (24) o anúncio oficial a respeito de sua decisão sobre a participação ou não da Rússia nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.

LEIA TAMBÉM

Antes do anúncio, o comitê realizará uma conferência por telefone sobre o assunto.

Na quinta-feira (21), o Tribunal Arbitral do Esporte confirmou a decisão da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) de banir a equipe de atletismo da Rússia das competições. Darya Klishina, que treina fora do país, será a única atleta russa autorizada pela IAAF para competir como uma participante neutra.

"O COI não hesitará em tomar as mais duras sanções disponíveis contra qualquer indivíduo ou organização implicada", disse o presidente do COI, Thomas Bach, comentando um relatório da Agência Mundial Anti-Doping (WADA), que alega, entre outras questões, que as autoridades russas estariam envolvidas em um amplo programa de doping dos atletas do país.

Após a divulgação do relatório, o COI  informou que iria considerar a proibição coletiva para toda a equipe russa, levando em consideração o veredito do Tribunal Arbitral do Esporte.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que Moscou estaria monitorando de perto a situação. Ele acrescentou que a Rússia lamentava a rejeição do apelo feito pelos atletas do país, já que a decisão se aplicaria a todos os membros do atletismo russo, incluindo os que não foram pegos no doping.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Time Brasil na Paralimpíada bate recordes históricos em número de medalhas Alegria é a marca da cerimônia de encerramento da Paralimpíada do Rio Balanço dos jogos Brasil não atinge meta, mas conquista maior número de medalhas em Paralimpíadas Ciclista iraniano morre após sofrer grave acidente nos Jogos Paralímpicos