Gabriel Amorim*
O amor pelo esporte supera todas as dificuldades. Nesse clima a atleta alagoana Mariza Araújo, de 14 anos, busca na paixão pelo judô - herdada da família - nutrir os seus sonhos. Classificada para o Campeonato Brasileiro das Ligas Confederadas de Judô, que será realizado no Rio de Janeiro em novembro, a esportista esbarra nas dificuldades de cobrir os custos da viagem e pede ajuda financeira para participar do torneio. Veja como ajudar no final da matéria.
LEIA TAMBÉM
A atleta conseguiu a vaga no Brasileiro após ter passado das fases de classificação, que aconteceram em Alagoas. O custo, no total, para realizar a viagem para o Rio de Janeiro gira em torno de R$ 1.500,00, de acordo com a mãe da atleta.
História de superação - No esporte há quatro anos, Mariza iniciou sua trajetória sendo incentivada pela mãe, Dulcineia Araújo, que via no esporte a possibilidade de manter o alto astral e não ficar sedentária. Em tratamento contra o câncer há cerca de seis anos, a mulher precisou se afastar da prática esportiva, mas acompanha a trajetória da filha com o sorriso no rosto e o sentimento de orgulho.
“A Mariza é uma atleta muito dedicada e tem superado muitas dificuldades e lesões para seguir os seus sonhos. A força de vontade dela me mantém forte para acompanhá-la”, disse Dulcinéia, com emoção.
A rotina apertada e o sonho das Olimpíadas - Além dos estudos, a atleta precisa dividir seu tempo com os treinamentos do judô. Sob os ensinamentos do professor George Guimarães, Mariza faz parte do Projeto Arte em Segurança.
Mariza, então, reserva as noites das segundas e quartas-feiras para dar seguimento ao seu sonho: chegar até as Olimpíadas. Além do maior evento multiesportivo internacional, a atleta também nutre a vontade de disputar o PanAmericano e o Mundial do esporte.
Currículo de conquistas recheado - Apesar da curta carreira, a atleta já tem conquistas em sua trajetória. No ano de 2022, ela ficou em 1º lugar do Campeonato Alagoano de Judô, foi 1º colocada no Torneio Escolar Alagoano e da Copa Maria Ivone, além do 2º lugar da Copa Macedo de Judô, de Palmeira dos Índios. Já em 2023, Mariza ficou em 3º lugar na 1º etapa do Torneio Escolar Alagoano, além do 2º lugar da etapa Nordeste do Campeonato Brasileiro de Judô.
Rumo ao Rio de Janeiro - Ainda que as dificuldades financeiras tenham batido na porta, a mãe da atleta olha tudo com o pensamento positivo. “Vai dar certo. A gente vai com a força e a vontade de representar Alagoas e o Brasil”, falou Dulcineia.
Como ajudar - Quem quiser ajudar Mariza Araújo, pode doar qualquer valor financeiro através do PIX (82) 99946-6696.
*Estagiário sob supervisão.
LEIA MAIS