Circuito Urbano conecta jovens das grotas de Maceió e de países da África Lusófona

Publicado em 29/10/2020, às 07h35
Divulgação -

Agência Alagoas

Um encontro virtual inédito e especial vai acontecer nesta quinta-feira (29), às 10h, durante mais uma etapa do Projeto Emergencial de Monitoramento da Covid-19 nas grotas de Maceió. Os integrantes da iniciativa realizada pelo ONU-Habitat em parceria com o Governo de Alagoas irão participar de um intercâmbio online com outros jovens moradores(as) de comunidades periféricas do Rio de Janeiro e de países da África Lusófona – cujo idioma oficial é a língua portuguesa –, como Moçambique e Angola.

Com o título “Conexão Maceió, Rio de Janeiro e África Lusófona para um futuro melhor”, o evento será transmitido pelo canal do Circuito Urbano no YouTube como parte da programação de eventos que vêm acontecendo desde 1 de outubro. O Circuito Urbano 2020 é uma iniciativa do ONU-Habitat no Brasil para dar visibilidade a eventos que promovam diálogos e trocas de experiências e conhecimentos sobre cidades no Brasil e países da África Lusófona.

“Será um momento muito especial no nosso projeto, pois será uma oportunidade de intercâmbio, ainda que virtual por enquanto, de conexão com jovens envolvidos em atividades e projetos sociais e culturais de cidades lusófonas, onde o ONU-Habitat atua”, destacou Rayne Ferretti Moraes, Oficial Nacional para o Brasil e Coordenadora do Projeto. No caso específico do encontro desta quinta-feira (29), o objetivo é promover ideias, oportunidades e conteúdos de comunicação por e para moradores(as) de comunidades periféricas, além de compartilhar percepções sobre os impactos urbanos e socioeconômicos da Covid-19, bem como as expectativas para um futuro urbano pós-pandemia no Brasil, em Angola e em Moçambique.

“Esperamos que esse momento seja uma oportunidade para trocas de ideias, percepções e vivências sobre como estão enfrentando a pandemia, mas, sobretudo, sobre os sonhos e desejos que imaginam para um futuro urbano melhor para suas comunidades e cidades”, apontou a Oficial Nacional. “Estamos animados e felizes em realizar esse evento e poder ampliar as imagens e vozes das comunidades periféricas pelo Brasil e África”, complementou Rayne Ferretti Moraes.

Maceió será representada por Mary Alves (grota do Ary), Josias Brito (grota do Rafael), Ewelyn Lourenço (grota Santa Helena) e Tauan Santos (grota José Laranjeiras). A nossa turma vai interagir com participantes de cidades onde o ONU-Habitat atua, como Rio de Janeiro; Luanda, capital da Angola, e Maputo, capital de Moçambique. A moderação do evento ficará por conta de Elis Lopes, mobilizadora social que acompanha a equipe alagoana desde o início do projeto, iniciado no último mês em setembro.

Após participarem de quatro Oficinas de Comunicação Popular com temáticas variadas sobre a percepção da pandemia, a realidade socioeconômica e os potenciais de desenvolvimento sustentável em suas comunidades, os nove integrantes do projeto registraram em áudio, foto e vídeo a paisagem e as vozes de suas quebradas. O material captado será editado e transformado num documentário em curta-metragem. Para acompanhar a galera e pegar a visão das grotas, basta acessar – e seguir – o perfil @visaodasgrotas no Instagram.

Para assistir o evento no Circuito Urbano, dia 29/10 às 10h, acesse: bit.ly/VisaoNoCircuito

LEIA TAMBÉM

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

“Não é minha família”, diz Carlinhos Maia após cunhado ser alvo de operação policial Drones auxiliam na localização de crianças perdidas em praias de Alagoas Disque 100 registrou mais de 37 mil violações de direitos humanos em 2024, em Alagoas Criança de 6 anos é queimada por caravela na Praia do Francês