Cinemas, academias, shoppings: veja o que muda em Maceió com decreto sobre o coronavírus

Publicado em 19/03/2020, às 10h50
Imagem ilustrativa | Pixabay -

Redação TNH1

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, publicou nesta quinta-feira (19), no Diário Oficial do Município, o Decreto 8.849, que suspende por 15 dias atividades coletivas como cinema, teatro, recreação infantil, academias e estabelecimentos similares. O prazo pode ser prorrogado e a medida emergencial visa prevenir e conter a transmissão do novo coronavírus (Covid-19). 

LEIA TAMBÉM

A partir de hoje os shoppings centers da capital passam a funcionar em horário reduzido no período de 12h às 20h. Bares e restaurantes, inclusive os situados nos centros de compras, hotéis, pousadas e supermercados devem respeitar o distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas. Os estabelecimentos e empreendimentos que exerçam, de forma direta ou indireta, as atividades elencadas no Decreto são corresponsáveis pela fiscalização do cumprimento das determinações, sob pena de submeterem-se às sanções previstas na legislação.

O projeto 'Domingo de Lazer', que atrai público à Rua Fechada na orla de Pajuçara, também está suspenso, assim como toda e qualquer atividade que culmine em aglomeração de pessoas. 

O decreto foi publicado para o enfrentamento da situação de emergência em saúde pública no município de Maceió, decorrente da pandemia de coronavírus (Covid-19), tendo em vista a necessidade do emprego urgente de medidas de controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, segundo a prefeitura. 

Redes sociais

Vários bares e restaurantes já se manifestaram pelas redes sociais, informando o redobramento nas ações de higiene, com uso de álcool em gel, além da redução de mesas e cadeiras para atender às exigências de distanciamento feitas pela prefeitura. Os perfis de academias de Maceió, incluindo centro de treinamentos de modalidade crossfit, também anunciaram a paralisação pelo período de 15 dias, seguindo a recomendação do decreto.

Shoppings

A assessoria do Parque Shopping informou que em atendimento ao decreto da Prefeitura de Maceió, vai funcionar temporariamente com horário reduzido, das 12h às 20h, a partir desta sexta-feira (20). "O shopping vem intensificando, desde fevereiro, a rotina de limpeza e higienização dos espaços comuns e do sistema de ar condicionado central, inclusive com aumento nas taxas de renovação de ar e utilização de materiais desinfetantes. Houve ainda reforço nos pontos de uso de álcool em gel nas praças de alimentação e próximo aos banheiros. Para apoiar as instituições de saúde na disseminação de informações sobre os cuidados na prevenção do coronavírus, o empreendimento também implementou uma campanha de conscientização para clientes e lojistas".

O Shopping Pátrio Maceió também se manifestou sobre o decreto municipal. "Em razão dos últimos acontecimentos decorrentes do avanço do Covid-19 e em cumprimento ao decreto nº 8.849, o Shopping Pátio Maceió irá operar de forma reduzida a partir desta sexta-feira (20). Lojas e Alimentação abrirão de segunda a domingo das 12h às 20h. Ressaltamos que foram tomadas uma série de medidas no sentido de intensificar ainda mais a higienização nas dependências do Shopping", disse por meio da assessoria.

A reportagem aguarda o posicionamento do Maceió Shopping (Mangabeiras). 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara Vídeo: carro fica destruído após pegar fogo em viaduto, no Jacintinho Veja o que se sabe sobre incêndio em hotel na Pajuçara em que turista morreu Pane em ar-condicionado teria causado incêndio em hotel em que turista morreu, diz delegada