Cinema: com Hopkins, 'Uma vida' conta caso real de herói que salvou 669 crianças do nazismo; veja programação

Publicado em 14/03/2024, às 11h35
-

Gabriel Amorim*

Não é raro ver o cinema sendo utilizado para resgate histórico de grandes memórias de heróis anônimos, muitas vezes comuns, que arriscaram a própria vida para salvar a pele dos inocentes em tragédias que aconteceram ao longo dos anos. Um deles é o Sir Nicholas Winton, um britânico que, no final da década de 1930, ajudou a salvar 669 crianças judias que estavam refugiadas em Praga, na República Tcheca, para fugir dos nazistas. O humanitário terá, finalmente, o passado contado nas telonas através de Uma Vida, que chegou aos cinemas brasileiros nesta quinta (14).

LEIA TAMBÉM

Ato de coragem que ficou no rodapé da história

No ano de 1938, durante uma viagem para a antiga Tchecoslováquia (hoje República Tcheca), Wilton ficou horrorizado com a situação de jovens judeus que estavam refugiados para fugir dos nazistas e esteve mobilizado na operação Kindertransport (transporte de crianças, em tradução livre do alemão), que consistiu em uma ajuda humanitária para o transporte de cerca de 10 mil menores para a Inglaterra.

Uma vida é ambientado em dois fios narrativos: o primeiro é situado na operação Kindertransport, em um cenário pré-Segunda Guerra Mundial, logo após o Acordo de Munique, quando o mundo mantinha a boa-fé de que seria possível evitar o conflito. Pouco tempo depois, foi percebido que nada adiantaria - que, em 1939, teve início.

Wilton (interpretado, na versão jovem, por Johnny Flynn) se tornou a principal peça da complexa operação e auxiliou, após aprovada a entrada emergencial de refugiados pelo Governo britânico), o resgate de 669 crianças.

(Crédito: Warner Bros. UK)

A outra linha temporal é situada 50 anos depois, em 1988, quando o humanitário (agora com Anthony Hopkins, na versão idosa) dá entrevista no programa inglês That's Life, quando o caso ganha relevância e milhares de pessoas finalmente tomam conhecimento do ato heróico.

Com Uma vida, Wilton agora terá o reconhecimento permanente, já que, apesar da participação no programa, o caso caiu no esquecimento - inclusive, na historiografia. 

O filme foi aclamado ao redor do mundo. Até o momento desta matéria, Uma vida recebeu 87% de aprovação da crítica e 91% do público [via Rotten Tomatoes]. Ele está em cartaz no Arapiraca Partage ShoppingCenterplex (Shopping Pátio Maceió)Cinesystem (Parque Shopping) e Kinoplex (Maceió Shopping).

O TNH1 reuniu todos os outros filmes que estão em cartaz, com as sinopses oficiais, trailers e onde elas estão sendo exibidas. Confira abaixo:

APAIXONADA

ANATOMIA DE UMA QUEDA

BOB MARLEY: ONE LOVE

DESESPERO PROFUNDO

DIAS PERFEITOS

DUNA: PARTE 2

EU, CAPITÃO

IMAGINÁRIO - BRINQUEDO DIABÓLICO

MADAME TEIA

OPPENHEIMER

OS FAROFEIROS 2

O LIVRO DA DISCÓRDIA

O MENINO E A GARÇA

O REINO GELADO - A MAGIA CONTINUA

PACTO COM O DEMÔNIO

POBRES CRIATURAS

SUGA - AGUST D TOUR D-DAY THE MOVIE

TODOS MENOS VOCÊ

WISH: O PODER DOS DESEJOS

ZONA DE INTERESSE

ZONA DE RISCO

*Estagiário sob supervisão

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Sequência de Moana é a grande estreia da semana nos cinemas; veja programação Em cerimônia na Europa, jovem alagoano recebe prêmio em evento da ONU Diretor de 'Ainda Estou Aqui' é um dos cineastas mais ricos do mundo Academia confirma 'Ainda Estou Aqui' como elegível ao Oscar