Extra Online
Pesquisadores dos EUA descobriram que inteligência artificial (IA) é capaz de roubar senhas com até 95% de precisão, apenas ouvindo o que você digita no teclado.
LEIA TAMBÉM
Pesquisadores da Cornell University treinaram um modelo de IA nas gravações de áudio de pessoas digitando, e a IA aprendeu a identificar os diferentes sons que cada tecla faz.
No "ataque", eles testaram no microfone integrado de um telefone próximo, ouvindo as teclas digitadas em um MacBook Pro dezenas de vezes. Para completar, os cientistas usaram o CoAtNet, que é um classificador de imagens de IA. Quando o microfone captava o som de uma tecla pressionada, o modelo de IA conseguia identificar a tecla pressionada com 95% de precisão.
A equipe foi além testando a capacidade da IA de quebrar uma senha ouvindo uma chamada do Zoom. Neste teste, a IA teve 93% de precisão na reprodução das teclas digitadas. Pelo Skype, o modelo teve 91,7% de precisão.
Antes de culpar seu teclado barulhento por revelar sua senha, o volume de digitação tem muito pouco a ver com o ataque, contou reportagem no "Metro". A IA funciona identificando a forma de onda, a intensidade e o tempo de cada pressionamento de tecla.
Esse tipo de abordagem é particularmente preocupante porque pode ser realizado usando equipamentos disponíveis no mercado, disse os cientistas envolvidos no projeto. Uma pessoa mal-intencionada pode simplesmente colocar um smartphone com microfone próximo ao seu teclado e usar o modelo de IA para roubar suas senhas e outras informações confidenciais.
LEIA MAIS