Cientistas criam bateria baseada em água que não explode

Publicado em 13/05/2018, às 22h30

Redação

Pesquisadores da universidade de Maryland, nos Estados Unidos, desenvolveram uma bateria mais segura e capaz de acumular tanta energia quanto aquelas usadas nos celulares mais modernos da atualidade.

LEIA TAMBÉM

Em vez de usar como principal componente o íon de lítio, padrão dos smartphones, os cientistas combinaram o zinco, usado antigamente para baterias, com eletrólitos de água e sal para montar o novo dispositivo. A combinação não é inflamável e evitaria explosões como pode ocorrer com as baterias utilizadas hoje em dia.

Embora seja mais segura, a nova bateria levanta uma dúvida: ela teria a capacidade equivalente às de íon de lítio? Segundo os pesquisadores, sim.

"Baterias com base em água poderiam ser cruciais na prevenção de fogo em eletrônicos, mas a capacidade de armazenamento de energia era limitada até agora. Pela primeira vez, temos uma bateria que pode competir com as de íon de lítio em densidade de energia, mas sem o risco de explosão ou fogo", disse Fei Wang, um dos autores do trabalho divulgado em abril.

A combinação de zinco com água é o diferencial do novo dispositivo, já que o metal até era utilizado como bateria no passado, porém tinha vida útil curta e baixa densidade de energia.

O uso mais óbvio para esse novo produto é em celulares, mas os pesquisadores acreditam que a bateria será importante para trazer segurança a veículos em áreas de condições extremas, como a militar, aeroespacial e no fundo do oceano.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mais de 800 kits da parabólica digital estão disponíveis gratuitamente para Pilar e Marechal Deodoro A sonda espacial que pode fazer história ao chegar mais perto do Sol que qualquer outra Era fake? Whatsapp se pronuncia após rumores de nova atualização com notificação de prints WhatsApp vai mostrar quando alguém tirar print das conversas; entenda