Redação
O primeiro debate do 2º turno das eleições 2016 para prefeito de Maceió foi realizado na tarde desta terça-feira, 18, na TV Pajuçara, com transmissão simultânea pelo portal TNH1 e Rádio Pajuçara FM Maceió.
LEIA TAMBÉM
Os candidatos Cícero Almeida e Rui Palmeira debateram as propostas para Maceió, que você acompanhou ao vivo, com mediação da jornalista Gilka Mafra.
Primeiro bloco
O candidato Cícero Almeida foi o primeiro a perguntar. Ele questionou Rui sobre as propostas de campanha do candidato do PSDB nas eleições passadas, que não estariam disponíveis na internet, ao que Rui respondeu que não tem poder para "censurar" a internet. Ele ainda afirmou que possui uma das gestões mais transparentes do país como prefeito de Maceió.
A segunda pergunta foi feita por Rui, que questionou Cícero sobre projetos e recursos para revitalização da orla lagunar. O candidato do PMDB disse que pretende, em parceria com o governo de Alagoas, transformar a região em uma área de referência para o maceioense. Ele acusou Rui de abandonar a região.
Cícero Almeida formulou a terceira pergunta com o tema saúde. Citou postos fechados e apontou carências no PAM Salgadinho. Rui respondeu que a saúde é um problema em todo o país, mas negou ter fechado a unidade de saúde Denilma Bulhões, citada por Cícero. Disse que contratou novos leitos materno-infantis em unidades parceiras e apontou falhas da gestão do governo do Estado na saúde, em especial na maternidade Santa Mônica.
A quarta pergunta do bloco foi de Rui Palmeira. Ele questionou Almeida sobre a promessa de campanha de asfaltar todas as ruas de Maceió e os recursos para essas obras. Cícero respondeu que fez a pavimentação da maior parte das ruas da Capital e, em referência a uma de suas propagandas eleitorais, disse que "fez toda a cidade" e gostaria que Rui tivesse finalizado o trabalho em sua gestão. Sobre os recursos utilizados, ele citou a arrecadação com o IPTU.
Segundo Bloco
No segundo bloco, jornalistas das mídias do Pajuçara Sistema de Comunicação fizeram perguntas aos candidatos. Ricardo Mota, Gilson Monteiro e Oscar de Mello participaram conforme ordem definida em sorteio.
O primeiro a perguntar, Oscar de Mello questionou Rui Palmeira sobre uma possível pretensão do candidato de se candidatar a outro mandato em 2018, como aponta uma das propagandas eleitorais de Almeida. Rui respondeu que o projeto dele é se reeleger, no dia 30 de outubro, para cumprir as propostas para Maceió, e continuar trabalhando como prefeito. "Isso não procede", falou sobre a intenção de tentar mandato como governador. Cícero Almeida comentou que Rui não respeita o trabalho feito por ele na Capital, ao que Rui respondeu que a campanha do adversário apresenta propostas que já foram descumpridas.
Conforme sorteio, Oscar de Mello perguntou, em seguida, a Cícero Almeida, como ele pretende reduzir o valor da passagem de ônibus. O candidato citou a licitação do transporte, iniciada em sua gestão, e disse que o projeto foi modificado pelo atual prefeito. Disse que irá discutir com empresários e com a população as demandas do transporte público. Rui respondeu que a licitação foi realizada de forma legal e criticou o transporte público da gestão passada. Cícero rebateu afirmando que seu adversário tem poucas ações a citar de sua gestão, entre elas, faixa azul.
O segundo jornalista a perguntar foi Gilson Monteiro, que questionou sobre o saneamento básico nas ruas de Maceió. Cícero Almeida disse que pavimentou a maioria das ruas de Maceió com saneamento e que se orgulha de ter sido "o prefeito do concreto". Ele disse que a população sabe do trabalho realizado e que não houve "maquiagem". Rui comentou que Cícero Almeida é responsável por uma "via descartável", citando a Avenida Pierre Chalita. Almeida respondeu falando da utilidade pública da avenida, assim como outras vias na parte alta construídas em sua gestão.
Gilson Monteiro seguiu perguntando a Rui sobre a gestão do prefeito voltada ao servidor público. Rui respondeu que concedeu reajustes anuais aos servidores, apesar da crise econômica, e que vem melhorando o equipamento público, dando melhores condições de trabalho. Cícero Almeida criticou a gestão de Rui em relação ao servidor, pelo qual o prefeito deveria ter feito mais, segundo o candidato.
O último jornalista a perguntar, Ricardo Mota, citou a violência no trânsito no Brasil, para questionar Cícero Almeida se ele colocaria pardais nas vias de Maceió. O candidato disse que quando chegou à prefeitura encontrou uma "fábrica de multas", e que de onde retirou os pardais, em sua gestão, o número de acidentes não aumentou. Ele disse que a ação dos pardais está sob suspeita, e que a população não concorda com o mecanismo. Rui citou as mortes nas vias de Maceió para afirmar que concorda com a instalação de pardais. Cícero respondeu que vai retirar os radares, se eleito.
A segunda pergunta de Ricardo Mota foi para Rui Palmeira. Ele apontou que a saúde é considerada o pior serviço prestado pela Prefeitura. Rui respondeu que, por conta do subfinanciamento pelo governo federal, a saúde é ruim em todos os municípios brasileiros. Ele citou que pretende reformar todas as unidades de saúde e trabalhar por meio de OS (Organização Social), formato que tem dado certo nas UPAs. Cícero rebateu críticas de Rui sobre as condições estruturais encontradas nos postos de saúde, que foram reafirmadas por Rui em sua consideração.
Terceiro Bloco
Rui Palmeira, primeiro a fazer as considerações finais, agradeceu ao Pajuçara Sistema de Comunicação, ao candidato Cícero Almeida e aos espectadores, e relembrou que implantou a faixa azul, realizou a licitação dos ônibus e conseguiu entregar UPAs, entre outras ações, mesmo em tempos de crise econômica.
Cícero Almeida agradeceu a Deus, à população de Maceió, e parabenizou a TV Pajuçara e o candidato Rui Palmeira. Ele disse que pretende continuar sendo "o prefeito do concreto", conectado com todos os anseios da sociedade, com transparência e dignidade, para resgatar a auto-estima do alagoano.
LEIA MAIS
Cada R$ 1 em publicidade gera R$ 10,7 na economia. Votos brancos, nulos e abstenções superam votação do segundo colocado em Maceió Não votou no 1º e/ou 2º turno? veja prazos para justificar Após contagem de votos, eleição para prefeito segue indefinida em 146 cidades