Chuva: riscos de deslizamento interrompem buscas em Pernambuco

Publicado em 31/05/2022, às 08h11
-

UOL

Com o mau tempo no estado e os riscos de novos deslizamentos, o Corpo de Bombeiros de Pernambuco precisou interromper em alguns momentos as buscas nas áreas afetadas pela chuva no estado. Quando as condições permitem, as buscas retornam, segundo a corporação, o que aconteceu no começo da manhã de hoje.

LEIA TAMBÉM

Desde quarta-feira (25), ao menos 91 pessoas morreram no estado e cerca de 5.000 pessoas perderam ou tiveram de deixar suas casas em áreas de risco por causa das chuvas, segundo a Defesa Civil de Pernambuco.

Fenômeno típico

As fortes chuvas que atingiram o Recife e cidades vizinhas foram provocadas por um sistema climático conhecido como Distúrbio Ondulatório de Leste. Ele tem como uma de suas principais características o deslocamento da massa de ar do oceano Atlântico para o continente.

Ele se movimenta em ondas. "A primeira onda vem trazendo chuvas de moderadas a fortes. O segundo movimento é caracterizado pela ausência ou reduzida precipitação. Na terceira onda, normalmente, podemos esperar chuvas ainda mais intensas", explicou o meteorologista Fabiano Prestelo, da Apac (Agência Pernambucana de Águas e Climas).

Segundo ele, a primeira onda observada no Distúrbio Ondulatório Leste deste ano foi justamente da última terça para a quarta. Neste momento, o fenômeno está começando a se dissipar.

Embora a previsão seja de continuidade das chuvas nos próximos dias, a expectativa é de que as precipitações aconteçam em intensidade reduzida, com chuvas de moderadas a fracas. "Mesmo que o fenômeno esteja se dissipando, nós temos que lembrar que estamos em período chuvoso. Então não descartamos que ele volte a ocorrer até a primeira quinzena de agosto", disse Fabiano Prestrelo.

O Distúrbio Ondulatório Leste é um fenômeno climático comum no Nordeste brasileiro, que todos os anos traz bastante chuva para a região, entre maio e agosto. Mas a intensidade registrada este ano é atípica, só observada a cada dez a 12 anos, de acordo com a Apac.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Arma de criminoso falha e vítima nem percebe que quase foi baleada enquanto dormia Após crise de ciúmes, esposa mata marido policial em Fortaleza MPT resgata 163 operários chineses em condições de escravidão na Bahia Turista de SP morto em Jericoacoara foi confundido com membro de facção rival, diz polícia