Chuva preocupa moradores do Pinheiro e região, mas Defesa Civil não fala em evacuar

Publicado em 13/06/2019, às 07h51
TNH1 / Arquivo -

Deborah Freire

35 milímetros de chuva foram registrados desde a noite de ontem até a manhã desta quinta (13), segundo o meteorologista Vinícius Pinho, da Sala de Alerta da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh-AL). Com isso, os moradores do Pinheiro, Bebedouro e Mutange se perguntam: é hora de deixar os bairros?

LEIA TAMBÉM

De acordo com a Defesa Civil Municipal de Maceió, existem dois limites para iniciar as fases de ativação do trabalho do órgão, um deles é de 30 a 40 milímetros de chuva no período de uma hora ou 70 milímetros em 24 horas.

Mas além disso, outros aspectos são levados em conta pelos técnicos da Defesa Civil para chegar a ativar o plano de evacuação, que são a estrutura dos imóveis e os danos ao solo, e a previsão meteorológica.

Atualmente, o monitoramento está em sua primeira fase, a de observação, com equipes nas ruas desde a noite de ontem e, segundo a Defesa Civil, não há previsão de chegar à última fase, que é a da necessidade de evacuação.

Previsão do tempo

A Sala de Alerta da Semarh divulgou a previsão do tempo para esta quinta e, apesar de o tempo ficar instável durante todo o dia, vai haver momentos de tempo seco.

“Enviamos um aviso meteorológico ontem pela manhã, válido a partir da noite de ontem e para hoje, para o Litoral, Baixo São Francisco e Zona da Mata. A nossa expectativa é que até o final do dia chova entre 50 e 60 milímetros em Maceió e cerca de 80 milímetros no Litoral Norte, mas teremos alguns períodos de tempo seco”, esclareceu Vinícius Pinho.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18) Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara