Redação TNH1
O tempo instável e as pancadas de chuva de intensidade moderada devem continuar até a manhã desta sexta-feira, em Maceió. Segundo o meteorologista Henrique Mendonça, da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), as chuvas que caem sobre a capital estão dentro do previsto, são típicas do período da quadra chuvosa e, caso se mantenham com esta intensidade, não trazem riscos aos moradores do Pinheiro, Bebedouro, Mutange e áreas de encosta.
LEIA TAMBÉM
“O volume de chuva que já caiu e o que está previsto para chover não preocupam. A previsão é que o tempo siga instável durante a noite desta quinta-feira e se estenda até a manhã desta sexta-feira, com chuvas de intensidade fraca, intercaladas com tempo seco”, explica o meteorologista da Sala de Alerta, Henrique Mendonça.
Ele explica que as chuvas que caem no Litoral e Zona da Mata de Alagoas são consequência e um sistema identificado como Distúrbios Ondulatórios de Leste, que age neste momento com maior intensidade no Litoral de Pernambuco e Paraíba. Na Grande Recife, o temporal provocou alagamentos, suspendeu aulas e deixou o trânsito caótico.
“Esse sistema está provoca chuvas em toda a faixa litorânea do Nordeste e suas capitais”, disse Henrique Mendonça. Segundo ele, a Região Norte de Alagoas, precisamento nas cidades de Maragogi e Campestre, o volume de chuva já começa a preocupar por causa do histórico de alagamento da região.
Defesa Civil
A Defesa Civil de Maceió informou que está monitorando as chuvas na capital. De acordo com aviso meteorológico da Sala de Alerta da Semarh, divulgado na tarde dessa quarta-feira, a previsão é de chuvas de intensidade moderadas em pontos isolados, em especial na região metropolitana, até a madrugada de sexta-feira (14).
As chuvas que caíram desde a noite desta quarta-feira (12) em Maceió registraram um volume dentro do esperado. Os pluviômetros que monitoram os bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro registraram acumulado de 32mm (Chã da Jaqueira), 29mm (Pitanguinha) e 21,7mm (Gruta de Lourdes) nas últimas 24 horas. Não houve registro de ocorrências na cidade.
LEIA MAIS