Agência Tatu
Os estados nordestinos são, geralmente, conhecidos pelo calor e dias de sol em seu litoral, agreste ou sertão. Afirmar que choveu granizo na região pode gerar espanto, no entanto não é raro de acontecer. Pelo menos 90 municípios registraram chuva de granizo nos últimos cinco anos.
LEIA TAMBÉM
Um levantamento realizado pela Agência Tatu, a partir de portais de notícias, mostra que todos os estados nordestinos já registraram chuva de granizo de 2019 a 2023. A maioria dos casos aconteceu entre novembro e janeiro. No mapa abaixo é possível conferir os registros por município.
Saiba em quais municípios nordestinos já choveu granizo
Nos últimos dias de 2023, a chuva de granizo surpreendeu os municípios de Porto Real do Colégio, Igreja Nova, São Sebastião, em Alagoas; Mata de São João, Jacobina, Ipiaú, Barreiras, Laje, Ilhéus e Caravelas, na Bahia; Paulistana, Castelo do Piauí e Pedro II, no Piauí; Coreaú, no Ceará; Chapadinha e Buriticupu, no Maranhão; e Neópolis, em Sergipe. Confira a lista no final da matéria.
De acordo com a meteorologista Morgana Viturino, do 2º Distrito de Meteorologia do Inmet em Recife, apesar de não ser frequente de acontecer, a chuva de granizo não é rara na região Nordeste e explica o motivo do fenômeno. “Esse tipo de precipitação ocorre, geralmente, nos meses de transição, final do período seco e início do período chuvoso, momento em que há mais acúmulo de energia na atmosfera. Essa condição potencializa as nuvens de chuva, podendo chover granizo”, explicou.
A meteorologista também detalha o fato da chuva de granizo acontecer na região semiárida. “No litoral, devido à influência marítima, não se tem muita variação de temperatura e umidade. Já no interior, os contrastes são maiores e outros sistemas meteorológicos atuam e que têm o potencial de conterem nuvens mais altas, condições essas que de forma simplista formam o granizo, gotículas de água que passam para a fase sólida e caem”, pontuou Morgana.
Falta de monitoramento
Por falta de monitoramento com estações meteorológicas que registrem as chuvas de granizo, o Instituto de Meteorologia (Inmet) não tem dados históricos que apontem todos os locais onde o fenômeno já aconteceu. Por isso, a precipitação pode ter ocorrido em outras localidades, além dessas informadas pela reportagem.
Saiba em quais municípios nordestinos já choveu granizo:
Alagoas
Bahia
Ceará
Maranhão
Paraíba
Pernambuco
Piauí
Rio Grande do Norte
Sergipe
LEIA MAIS