Cheiro do parceiro tem efeito calmante sobre você, aponta estudo

Publicado em 04/05/2019, às 17h32
Pexels -

Com informações do Time

Um estudo publicado ano passado no Journal of Personality and Social Psychology mostra que há um sentido em usar a camisa do parceiro ou dormir no seu lado da cama quando ele não está por perto: de acordo com a pesquisa, o cheiro do parceiro pode ajudar a diminuir os níveis de estresse.

LEIA TAMBÉM

O odor de um estranho, por outro lado, elevou os níveis de hormônio do estresse no estudo - uma descoberta inesperada, dizem os autores, mas que faz sentido evolutivo.

Pesquisas anteriores já mostravam que a presença do parceiro pode reduzir os níveis de estresse, mas cientistas da Universidade de British Columbia, no Canadá, queriam ver se o cheiro deles sozinho poderia fazer a mesma coisa.

Eles recrutaram 96 casais heterossexuais e pediram aos homens que usassem uma camiseta limpa por 24 horas, sem produtos como desodorantes ou perfumes, e sem fumar ou comer certos alimentos que pudessem afetar seu aroma natural.

Os homens foram escolhidos para fornecer amostras de roupas, porque eles tendem a produzir mais odor, diz o autor Marlise Hofer, estudante de doutorado no departamento de psicologia.

As mulheres receberam diferentes tipos de camisetas, ou que não tinha sido usada, usada pelo parceiro ou uma usada por outro homem que não conhecia. Em seguida, elas responderam a perguntas sobre seus níveis de estresse e forneceram amostras de saliva para medir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse.

As mulheres que tinham cheirado a camisa do parceiro relataram sentir menos estresse tanto antes quanto depois da entrevista e do exame, em comparação àquelas que tinham cheirado uma camisa não usada ou a camisa de um estranho.

Aqueles que conseguiram reconhecer o odor de seu parceiro também apresentaram níveis mais baixos de cortisol do que outras mulheres no estudo, sugerindo que os benefícios para aliviar o estresse podem ser maiores quando a pessoa está ciente do que está cheirando.

Hofer diz que ela e os co-autores da pesquisa querem estudar a conexão entre perfume e estresse de outras maneiras, incluindo se os homens teriam a mesma reação ao perfume de um parceiro ou parceira. Um homem pode estar menos propenso a usar a camisa da namorada enquanto ela está longe, diz Hofer, mas ele ainda pode dormir do seu lado da cama ou sentir o cheiro de outros itens que pertencem a ela.

Os pesquisadores dizem que suas descobertas podem sugerir uma maneira fácil de reduzir os níveis de estresse ao viajar ou enfrentar desafios sozinhos: lembre-se de levar um artigo de roupa do seu parceiro.

A pesquisa também pode dizer algo sobre conexões de cheiro e estresse entre pais e filhos. "Ser separado de crianças pequenas pode ser muito estressante para ambas as partes", diz Hofer. "Se pudermos facilitar a ida do filho à creche pela primeira vez ou treiná-lo para dormir a noite toda sem você, isso pode ser muito prático".

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

A sonda espacial que fez história ao chegar mais perto do Sol que qualquer outra Descoberta leva cientistas a entender se houve vida em Vênus Rússia anuncia vacina contra o câncer para 2025 Como sexo com neandertais pode ter ajudado a salvar a humanidade