Cerveja sem álcool seria a bebida perfeita pós-treino?

Publicado em 01/04/2024, às 13h50
Freepik -

Freeletics

Cada vez mais atletas estão substituindo seu isotônico pós-treino por uma cerveja sem álcool - e não apenas os atletas alemães! Mas espere aí... cerveja não faz mal? Acontece que a cerveja de trigo tem algumas características benéficas que aparecem quando o álcool é removido.

LEIA TAMBÉM

Cerveja como Isotônico

A cerveja sem álcool contém água, carboidratos, proteínas e micronutrientes. É uma bebida isotônica natural, e isso significa que contém uma quantidade de sal e açúcar semelhante com o que encontramos no corpo humano. As bebidas isotônicas que geralmente são consumidas por atletas de resistência, substituem os líquidos e eletrólitos perdidos pela transpiração. Portanto, uma cerveja gelada e sem álcool não só é muito refrescante, como também é ideal depois de uma longa sessão de treino para evitar cãibras e ajudar na recuperação.

Polifenóis: entendendo os benefícios das cervejas para a saúde

Polifenóis são moléculas criadas em plantas para ajudar a protegê-las da radiação ultravioleta e de patógenos. Esses componentes, que são encontrados nos lúpulos e especiarias usados para fazer cerveja, tornaram-se objeto de estudo no mundo da nutrição esportiva. Estudos recentes indicaram o seu provável papel na prevenção de várias doenças associadas ao estresse oxidativo, incluindo diferentes tipos de câncer e diabetes.

A prova está no copo de cerveja

Na Maratona de Munique em 2009, foi realizado um estudo em que participantes aleatórios consumiram uma cerveja sem álcool diariamente por três semanas antes da corrida e por duas semanas após a corrida. Outro grupo recebeu placebo de cerveja sem álcool pelo mesmo período de tempo. Os corredores que receberam a cerveja de verdade relataram índices muito menores de inflamação e infecções nos tratos respiratórios superiores depois da corrida do que aqueles que receberam o placebo.

Cerveja x bebidas esportivas

Quando consumimos calorias junto com a bebida, nossos corpos tem mais facilidade para reter água, melhorando nossa hidratação. Portanto, as bebidas energéticas são úteis durante o exercício, porque elas restauram o glicogênio no corpo - o composto à base de açúcar que usamos para armazenar energia. Entretanto, depois do treino não precisamos nos preocupar em obter esses carboidratos quando nos hidratamos. Então, quando você consome uma bebida esportiva depois do exercício, você está só enchendo seu corpo de açúcar e sódio extras que ele não precisa. Por outro lado, uma cerveja de trigo sem álcool faz o que seu corpo realmente precisa: hidrata, restaura minerais e apóia o processo de recuperação.

Mas por que sem álcool?

A cerveja com álcool é um diurético. Isso significa que ela impede que seu corpo retenha água, e assim ele não absorve os minerais de forma adequada. Esta é também a razão pela qual você se sente desidratado e urina com mais freqüência quando bebe álcool. Como é essencial manter-se hidratado depois dos esportes, o álcool deve ser evitado.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Horóscopo do dia: confira a previsão de 30/11/2024 para os 12 signos 7 receitas com grão-de-bico ricas em fibras 5 exercícios de baixa intensidade para manter o corpo ativo 5 chás de camomila e seus benefícios para a saúde