Catracas altas nos ônibus são mantidas por decisão da Justiça

Publicado em 10/08/2018, às 10h29
Catracas altas nos ônibus são mantidas | Arquivo / TNH1 -

Redação

A Justiça alagoana decidiu manter as catracas elevadas nos ônibus de Maceió, proibindo a aplicação da Lei Municipal 6.752/2018. A decisão liminar foi emitida na tarde dessa quinta-feira, 09, em resposta a uma ação movida pela Federação dos Transportes dos Estados de Alagoas e Sergipe (Fetralse).

LEIA TAMBÉM

A decisão determina a suspensão dos efeitos da lei, permitindo que as catracas altas fiquem nos ônibus, sob pena de multa em caso de descumprimento.

O documento expedido proíbe a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de exigir a retirada das catracas dos veículos de passageiros da capital, bem como também de aplicar multa.

A Lei proibia no artigo 2º "qualquer tipo de dispositivo, catraca elevada", o que não deixa qualquer alternativa para as empresas apresentarem um novo modelo do dispositivo. 

As catracas altas foram instaladas para diminuir a evasão de passageiros. O fato, segundo as empresas de ônibus, prejudica seu equilíbrio econômico-financeiro. Outro aspecto defendido pelo setor é que esses equipamentos inibem a ação de criminosos, por não facilitar a passagem durante um ato criminoso.

A padronização da instalação das catracas altas nos ônibus da capital alagoana foi precedida de um estudo técnico elaborado pela SMTT, com a participação do Ministério Público Estadual, empresas de ônibus e Associação de Cegos de Alagoas.

A SMTT informou que ainda não foi notificada da decisão através de nota encaminhada ao TNH1 por e-mail.

"A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informa que ainda não foi notificada oficialmente da decisão judicial. No entanto, suspenderá as operações de fiscalização das catracas altas, que estavam previstas para começar na próxima segunda-feira (13)". 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18) Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara