Cateterismo: entenda procedimento que Fábio Arruda fez dias antes de morrer

Publicado em 08/09/2024, às 15h05
Foto: Reprodução/Rede Sociais -

CNN Brasil

O consultor de etiqueta Fábio Arruda morreu no sábado (7), aos 54 anos, dias após passar por um cateterismo indicado por seu médico, Roberto Zeballos. O profissional e a melhor amiga do ex-participante do reality show A Fazenda confirmaram a notícia em suas redes sociais.

LEIA TAMBÉM

“O que me deixa mais triste é que recentemente ele foi no meu consultório e eu costumo detectar as lesões precoces. Graças a Deus a gente olha com muito cuidado e detectamos uma artéria que estava em estado crítico e por conta disso indiquei um cateterismo”, lamentou Zeballos, que tem mestrado e doutorado em imunologia.

Nomes como Adriane Galisteu, Leda Nagle e a atriz Nany People lamentaram a morte de Fábio, que segundo Vanessa Palazzi havia dito que sabia que morreria 15 dias antes de falecer.

O que é cateterismo?

O cateterismo, realizado por Fábio Arruda dias antes de morrer, é um procedimento minimamente invasivo adotado por cardiologistas para avaliar o funcionamento do coração e checar se há obstruções nas artérias coronárias, que fornecem sangue para que o órgão funcione, conforme explicou a cardiologista Fernanda Weiler à CNN. Ele consiste na introdução de um cateter em uma artéria da perna ou do braço até o coração do paciente.

“Quando indicado por um cardiologista é necessário que se faça o procedimento, já que ele não apenas diagnostica, mas trata doenças como arritmias, cardiomiopatias e pode, inclusive, prevenir infarto”, afirma a médica.

Segundo Wailer, não é necessário abrir o tórax do paciente que passará por um cateterismo e ele pode, inclusive, ficar acordado durante o procedimento, que é feito em pessoas de qualquer idade que apresentaram sintomas de problemas cardíacos.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Chikungunya matou mais até agosto deste ano do que em todo 2023, alerta Fiocruz Sono irregular pode aumentar risco de derrame e ataque cardíaco, diz estudo O que é a hidrolipo e quais os riscos do procedimento feito por mulher que morreu em clínica em SP Hospital da Mulher passa a agendar consultas para inserção do DIU