Catar 2022: Da defesa ao ataque, 'selecionáveis' importantes trocam de clube antes da Copa

Publicado em 26/08/2022, às 22h58
Divulgação -

Ogol

A menos de três meses do início da Copa do Mundo, peças importantes da seleção brasileira seguem se movendo de clube no futebol europeu. Uma preocupação a mais para o técnico Tite às vésperas do Mundial do Catar 2022.

LEIA TAMBÉM

Dos últimos compromissos pelas Eliminatórias, aos amistosos recentes contra Coreia do Sul e Japão, pelo menos seis jogadores com boa rodagem sob o comando de Tite já garantiram uma nova casa para 2022/23.

Nas laterais, Alex Telles deixou o Manchester United por empréstimo ao Sevilla, e Dani Alves se despediu do Barcelona e rumou ao Pumas, do México. No meio-campo, Casemiro deixou o Real Madrid após uma década e acertou pelo United. No ataque, Gabriel Jesus é agora do Arsenal e não mais do City. Por fim, Raphinha se despediu do Leeds United para reforçar o Barcelona e Richarlison trocou o Everton pelo Tottenham.

Entre todos os jogadores, quem teve a adaptação mais rápida até aqui é, sem dúvida, Jesus. Em apenas três partidas oficiais, o novo camisa 9 do Arsenal soma dois gols e três assistências. Raphinha tem dois jogos pelo Barça, um deles como titular, e Richarlison é reserva com Antonio Conte, nos Spurs. Telles também iniciou sua trajetória no Sevilla como suplente, enquanto Dani Alves é titular no Pumas, mas não tem um triunfo sequer pelo clube em seis duelos. Casemiro está relacionado pela primeira vez e pode estrear pelo United diante do Southampton.

Próximos na fila?

O Campeonato Inglês tem sido um dos destinos mais cobiçados para jogadores brasileiros nos últimos anos, e mais duas boas opções no plantel da seleção também se aproximam de uma mudança para a Premier League.

Lucas Paquetá caiu nas graças de Tite e tem sido o responsável por conduzir o meio-campo do Brasil. O meia do Lyon está envolto em uma disputa de clubes ingleses, mas o West Ham parece mais próximo de concretizar a transferência.

Já o atacante Antony, do Ajax, fez boas partidas pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo e, inclusive, foi titular nos dois últimos duelos contra Chile e Bolívia. O destino do ponta deve ser o Manchester United, onde vai reencontrar seu antigo comandante Erik ten Hag.

Mais utilizados

Na lista dos jogadores mais escalados por Tite no ciclo 2018-22, quatro selecionáveis que já mudaram de clube, além de Paquetá, aparecem com importância. Marquinhos lídera a seleção nesse quesito com 58 jogos disputados, seguido de perto por Gabriel Jesus, com 56, e Casemiro, com 52.

Richarlison e Paquetá entram no top-10 dos mais utilizados, com Richarlison em nono (36 jogos), e Paquetá no décimo posto (33 confrontos). Apesar de não figurar nessa lista, Dani Alves é o lateral direito com mais partidas disputadas nesse período (31).

Seja por adaptação a um novo país e cultura, à incerteza até mesmo de manutenção da titularidade, Tite e seus pupilos terão de superar mais essa adversidade no caminho para o Catar 2022. As escolhas de um novo clube podem afetar, positivamente ou negativamente, o desempenho do Brasil no Mundial.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Torcedores do Peñarol soltos terão que declarar residência fixa no Brasil Torcedor que comprou cabeça de porco tenta evitar punição ao Corinthians CSA anuncia contratação do goleiro Gabriel Felix, ex-Londrina Série B: veja as chances de acesso e riscos de queda após 35ª rodada