Catador de lixo atingido por explosivo em Maceió continua com quadro estável, diz HGE

Publicado em 11/11/2022, às 08h38
Neide Brandão/Ascom HGE -

TNH1

Jorge Quirino da Silva, de 50 anos, o catador de lixo que perdeu a mão após ser atingido por um explosivo no Centro de Maceió, permanece internado no Hospital Geral do Estado (HGE), com o estado de saúde considerado estável. Ele está em recuperação após cirurgia para amputação da mão esquerda.

LEIA TAMBÉM

"O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, informa que Jorge Quirino da Silva, de 50 anos, continua na Recuperação Pós-Anestésica (RPA) após ser submetido a procedimento cirúrgico para amputação da mão esquerda e suturas na face e braço direito. Ele foi admitido na unidade nesta quinta-feira (10), às 12h14, após ser ferido por um explosivo no bairro Poço, em Maceió. O seu quadro de saúde segue estável", mostra o boletim de hoje.

Perícia encontra ximbras e parafusos no local da explosão - A Polícia Científica alagoana informou, no começo da noite desta quinta-feira (10), que encontrou bolas de gude e parafusos junto com outros fragmentos coletados no local onde um artefato explodiu e deixou gravemente ferido o catador de lixo Jorge Quirino da Silva, no começo da tarde desta quinta-feira (10). 

De acordo com o órgão, a perita criminal Adriana Sarmento, do Instituto de Criminalística, conseguiu recolher vários vestígios que serão analisados em laboratório. “Coletei no local parafusos, bolas de gude, latas de refrigerante e de cerveja, peças de metal e até uma torneira. Todos com fuligem nas superfícies e manchas de sangue", disse.

Sarmento explicou que partes dos dedos da mão da vítima também  foram coletadas e encaminhadas para o Instituto Médico Legal (IML) de Maceió. Segundo a perita, a partir de agora todos esses fragmentos serão examinados, e o prazo para entrega do laudo é de aproximadamente 10 dias.

Polícia Civil tenta identificar quem descartou artefato - A Polícia Civil de Alagoas já deu início às investigações para apurar quem teria descartado e qual o tipo do artefato que provocou a explosão que feriu gravemente um catador de lixo, no começo da tarde desta quinta-feira (10), no Centro de Maceió. A vítima, Jorge Quirino da Silva, de 50 anos, passou por cirurgia no HGE e teve a mão amputada. 

Em entrevista ao TNH1, o chefe de Operações do 1º Distrito Policial, Alan Barbosa, disse que peritos da Polícia Científica estiveram no local onde ocorreu a explosão e recolheram fragmentos do artefato.

" A Perícia Oficial esteve no local e já recolheu fragmentos e possíveis provas que possam identificar as causas da explosão. Sabemos que o artefato estava junto ao lixo, porém ainda não sabemos como ele foi deixado no local", disse.

Barbosa ainda confirmou ao TNH1 que deve ouvir uma testemunha que presenciou o momento da explosão. "Temos uma testemunha que presenciou todo o ocorrido. Ela deve ser ouvida durante as investigações. Fomos no local para tentar conseguir imagens de câmeras de segurança, porém identificamos apenas um equipamento, que estava virado para baixo. Também devemos ouvir a vítima após ela se recuperar do ocorrido", explicou.

O caso - Jorge Quirino da Silva ficou gravemente ferido após um artefato explodir na Rua Costa Leite, no Centro de Maceió, nesta quinta-feira, 10. A informação foi confirmada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), acionada para o resgate no final desta manhã.

Os socorristas foram enviados para os primeiros socorros da vítima, que foi colocada dentro da ambulância para ser transportada ao Hospital Geral do Estado. A suspeita foi de que os explosivos estavam dentro de latas de refrigerantes abandonadas no lixo. Havia mancha de sangue em tecidos rasgados e no chão. 

Ainda não há informações sobre quem abandonou o material explosivo no local e se houve a intenção de ferir o catador de lixo. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Homem com sinais de embriaguez é socorrido após cair de ponte no Salgadinho Após varias prisões no primeiro dia, Prefeitura aumenta policiamento no Verão Massayó Imagem de grupo detido no Verão Massayó viraliza nas redes sociais Verão Massayó 2025 terá 15 linhas de ônibus gratuitas até o evento