Casos de dengue em Alagoas cresceram 140% em junho

Publicado em 23/07/2021, às 15h48
Reprodução -

Assessoria

Com o foco de campanhas e prevenção direcionado para o coronavírus, muitas doenças ficaram “esquecidas”. Uma delas é a dengue, que tem apresentado um aumento preocupante em Alagoas. Só no primeiro semestre de 2021 mais de 500 casos da doença foram notificados, sendo em junho o maior número, com um aumento de 140% em comparação ao mês anterior. Os dados são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde.

LEIA TAMBÉM

A principal razão do aumento de casos da doença é o período chuvoso, que provoca o acúmulo de água em terrenos baldios e em construções ou residências abandonadas. A consequência é a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito vetor da dengue, zika e chikungunya, deixando a sociedade mais exposta.

E, com o medo do coronavírus, até os primeiros sintomas são confundidos. De acordo com Anacássia Lima, biomédica e professora do curso de Medicina do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL), é importante saber distinguir os sintomas da dengue e da Covid-19, o principal deles sendo que a dengue não costuma causar sintomas respiratórios. 

“Ambas têm sintomas comuns como febre, dor de cabeça, dor muscular, dor ao redor dos olhos, cansaço, mal-estar. Mas os sintomas respiratórios, como coriza, nariz entupido, tosse com produção de escarro não costumam ocorrer na dengue, também não são comuns na dengue a dor no peito, falta de ar e alteração do olfato e paladar”, alerta Anacássia Lima.

A especialista lembra que sintomas gastrointestinais como enjoo, vômitos e diarreia também podem ocorrer na Covid-19. Já quanto à dengue, são sintomas peculiares as manchas vermelhas na pele e sangramentos de mucosas, que são sugestivos de casos mais graves.

Combate ao mosquito

É sempre bom lembrar que o Aedes aegypti adora água parada. A solução mais apropriada para interromper o ciclo de proliferação do mosquito é a limpeza de terrenos e caixas d’água e cisternas, deixando estes reservatórios bem fechados, além de eliminar pneus, garrafas e outros recipientes que possam deixar água empoçada. 

Para denunciar ambientes abandonados e provável foco de dengue ligue para o canal de denúncias da Prefeitura de Maceió em (82) 3312-5495.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Previsão do tempo para segunda-feira em Alagoas é de chuvas intercaladas com sol e temperaturas variadas; veja Conheça os ganhadores do Alagoas dá Sorte deste domingo (12) Sesau orienta como prevenir doenças mais comuns durante verão Governo de Alagoas antecipa pagamento de 13º salário para servidores públicos e pensionistas