Redação
O Senado Federal está disponibilizando em áudio a reportagem especial “Maceió Engolida – O Drama das Vítimas da Mineração da Braskem”, produzida pela repórter Hérica Christian, que acompanhou as reuniões da Comissão Parlamentar de Inquérito em Brasília e também a diligência realizada em Maceió.
O conteúdo registra o relato dos moradores afetados pelo afundamento do solo em cinco bairros de Maceió em decorrência da exploração de sal-gema pela Braskem., que provocaram desastre socioambiental cujas causas foram investigadas durante três meses pelos senadores da CPI da Braskem, que concluíram pela responsabilidade da mineradora.
Segundo a assessoria de comunicação do Senado, o material está assim detalhado:
“No primeiro episódio, os moradores descrevem os antigos endereços e mencionam as perdas sofridas.
No segundo, uma linha do tempo desde o início da exploração do minério usado como matéria-prima para a produção de diversas indústrias, os acordos judiciais firmados pela Braskem e o processo das indenizações.
No terceiro, a situação dos moradores que recusaram a proposta da Braskem e permanecem em suas casas localizadas em ruas abandonadas. Também será conhecida a atuação do Ministério Público Federal, responsável por quatro ações civis públicas, que trataram do episódio de forma coletiva e não individual.
No quarto, os moradores da chamada borda, áreas próximas dos bairros desocupadas, revelam a condição do “ilhamento social” com a perda de emprego, comércio e equipamentos públicos e pedem a realocação. Também será destacado o critério técnico da Defesa Civil para a manutenção dessas pessoas nos Flexais e em bairros parcialmente interditados.
No último episódio, as conclusões da CPI, que segundo os próprios senadores, podem resultar na revisão dos acordos e na retirada dos moradores das áreas monitoradas.”
LEIA MAIS
"Teimosia de Lula aumenta dificuldades na política e na economia" É hoje a premiação dos melhores do mercado imobiliário Caso Braskem segue cercado de mistérios e incertezas Tribunal Regional do Trabalho sob nova direção a partir de hoje