Carroceiro vai responder por maus-tratos após agredir e abandonar égua na Ponta Verde, diz PC

Publicado em 23/06/2023, às 08h46
Divulgação/PC-AL -

TNH1 com informações da PC-AL

Mais de 20 dias depois do abandono de uma égua, no bairro de Ponta Verde, em Maceió, a Polícia Civil de Alagoas (PC-AL) identificou e intimou a depor o carroceiro que era responsável pelo animal. O condutor da carroça puxada pela égua confessou que bateu nela e alegou que praticou os maus-tratos porque ela estava doente. A informação foi confirmada pela assessoria da PC-AL na manhã desta sexta-feira, 23. 

LEIA TAMBÉM

A investigação da Delegacia dos Crimes contra o Meio Ambiente teve acesso às imagens da violência contra o animal, ouviu testemunhas e logo encontrou o paradeiro do carroceiro. Segundo a agente Mithyan Tavares, chefe de operações da delegacia, ao ser ouvido, o homem confirmou ser o tutor da égua há cerca de um ano e, devido à questão financeira, resolveu utilizar o animal para serviço de carga, mesmo sabendo que ele estava doente.

“Ele confirmou ter batido no animal após ter caído na rua na tentativa de que ele levantasse e que o abandonou devido a ter recebido xingamentos e ameaças de populares diante da situação”, disse a agente, ao destacar também que, na ocasião, pessoas presenciaram a queda do animal que, além de estar com um ferimento no dorso, estava exausto e com fome.

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) recolheu o equino e o conduziu para atendimento veterinário na Ufal/Viçosa, onde o Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos e Saúde Integrativa, segue tratando e recuperando o animal.

Diante dos fatos, o procedimento policial foi concluído e será remetido à Justiça pelo delegado Robervaldo Davino, titular da delegacia. A ocorrência resultou na confecção de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de maus tratos contra animais (artigo 32 da Lei dos Crimes Contra o Meio Ambiente).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Polícia apreende 21 armas de fogo em uma semana Alagoas Suspeitos de roubar veículos em Maceió são presos em operação na divisa com Pernambuco Trio é preso após matar pedreiro a tiros, em Piaçabuçu Homem morto após atirar em policial teria problemas psiquiátricos e estuprava e espancava esposa, diz delegado