Viver +

Carnaval: 4 efeitos que o álcool provoca no organismo

| 11/02/24 - 15h02
| Foto: Foto: Reprodução/Freepik

Carnaval é um período de festas que geralmente a maioria chuta o “pau da barraca” quando o assunto é dieta e exercícios físicos, não é mesmo? A diferença é que possível celebrar sem abrir mão do estilo de vida saudável. E, nesse sentido, a nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais Letícia Canelada vai expor quatro efeitos que o álcool provoca no organismo.

Os quatro efeitos que o álcool provoca no organismo

  • Comprometimento do metabolismo lipídico

“O consumo de álcool interfere no funcionamento do seu organismo como um todo, incluindo a parte responsável pela oxidação de gordura. Dessa forma, há uma maior chance de você acumular gordura corporal, o que compromete o seu objetivo de ganho de massa muscular saudável e o condicionamento físico”, afirmou Letícia.

  • Desidratação

O ideal é até reforçar o consumo de água com drink leve. “O álcool exerce efeito diurético em nosso corpo, pode levar à desidratação, que prejudica o seu desempenho físico e a capacidade do corpo em se recuperar após o exercício físico”, explicou.

  • Queda da síntese proteica

“Bebida alcoólica faz com que o uso das proteínas para a formação de músculo seja ineficiente, que dificulta sua evolução”, disse.

  • Sistema nervoso central prejudicado

O álcool é capaz de comprometer tanto a coordenação quanto sistema motor. “Assim, aumenta o risco de lesões durante o treino e prejudica o desenvolvimento do condicionamento físico”, relatou.

  • Palavra final

“A cada dose de bebida alcoólica que você for consumir, ingira pelo menos um copo de água de 200 a 250ml para reduzir os colaterais do álcool. Além disso, um conselho que vale ouro é consumir 1 L de água ao chegar em casa após a farra. A sua ressaca será menor”, concluiu Letícia Canelada.