Capivara resgatada em Ponta Grossa pode ter fugido de cativeiro

Publicado em 29/11/2022, às 16h03
Foto: Bruno Protásio/TV Pajuçara -

TNH1 com TV Pajuçara

A capivara encontrada escondida embaixo de um carro, na manhã desta terça-feira (29), no bairro de Ponta Grossa, foi resgatada por militares do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e encaminhada ao Centro de Triagem do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), no bairro Gruta de Lourdes, em Maceió. A informação foi confirmada pela reportagem do programa Fique Alerta, da TV Pajuçara.

LEIA TAMBÉM

De acordo com o relato dos militares que participaram da ação de resgate do animal, ele apresentou um tipo de comportamento diferente do habitual, sendo compatível com animais que vivem em cativeiro.

"Uma peculiaridade desse tipo de animal é que ele é uma presa. Então ele tem um risco muito alto de morte por captura. E essa capivara que resgatamos hoje estava embaixo de um veículo, e bastante quieta. Por esse comportamento, já começamos a desconfiar que essa capivara possa ser um animal de cativeiro ou estar vivendo em um cativeiro. Pelo fato dela ser silvestre, era para ela apresentar outro tipo de comportamento, de forma mais selvagem. A capivara só demonstrou um outro tipo de comportamento no momento em que capturamos ela, o que é compreensível", disse a Tenente Mariana, do Batalhão de Polícia Ambiental, em entrevista ao TNH1. 

Ainda segundo Mariana, o animal poderia estar vivendo em um cativeiro nas proximidades do local onde foi encontrada. "Fizemos uma análise primária no local e entorno em que o animal foi encontrado, e pelo estado em que ela estava não condizia com um possível deslocamento naquela região. É bem provável que ela já estivesse nas proximidades e em algum cativeiro".

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Expansão da própolis vermelha: 600 mudas de planta serão distribuídas em AL Macaco-prego-galego: saiba como está o animal que foi resgatado em AL Fiscalização flagra área desmatada equivalente a mais de 200 campos de futebol no interior de Alagoas FPI do São Francisco: 167 animais silvestres são soltos no coração da Caatinga