Campeonato Alagoano mantém fórmula para 2023; veja detalhes

Publicado em 01/11/2022, às 17h38
Paulo Victor Malta / TNH1 -

Redação TNH1

A Federação Alagoana de Futebol realizou na manhã desta terça-feira, 1º, o Conselho Arbitral do Campeonato Alagoano 2023. O evento aconteceu em um restaurante, no Maceió Shopping, em Mangabeiras, parte baixa de Maceió. A competição deve começar dia 11 de janeiro e terminar 9 de abril. 

LEIA TAMBÉM

Estiveram presentes dirigentes da FAF, como o presidente Felipe Feijó e o diretor de competições Luciano Sampaio, e representantes dos oito clubes que disputarão o certame: CSA, CRB, ASA, Coruripe, Murici, CSE, Desportivo Aliança e Cruzeiro-AL. 

A fórmula de disputa segue a mesma da atual temporada: os oito times jogam entre si em turno único na primeira fase. O time de pior campanha será rebaixado, enquanto os quatro primeiros se classificam e fazem confronto olímpico em jogos de ida e volta nas semifinais: 1º x 4º e 2º x 3º. 


Foto: Augusto Oliveira / FAF

CRB e CSA propuseram para que as equipes de melhor campanha na primeira fase tivessem vantagem na soma dos placares na semifinal, mas apenas o CSE concordou com o posicionamento, enquanto ASA, Murici, Cruzeiro-AL, Desportivo Aliança e Coruripe votaram pela manutenção do atual formato, que dá apenas o mando de campo na partida de volta como "vantagem" aos dois primeiros. 

Os finalistas decidem a taça também em jogos de ida e volta, com o mando de campo da segunda decisão para a melhor equipe na soma das fases anteriores. Em caso de empate na soma dos placares, a classificação nos jogos das semis e da final será decidida nos pênaltis. 

De acordo com o regulamento, o campeão alagoano tem vaga na Copa do Brasil e na fase de grupos do Nordestão. O vice-campeão garante vaga na Copa do Brasil e o terceiro colocado disputa uma vaga na Copa do Brasil com o vencedor da Copa Alagoas. As demais vagas para a Copa do Nordeste serão definidas seguindo critérios da Confederação Brasileira de Futebol. 

Uma vaga na Série D do Brasileiro será destinada ao campeão ou ao time melhor classificado no estadual que não esteja disputando outras séries do Brasileiro. A outra será do campeão da Copa Alagoas. Todos os clubes confirmaram participação na Copa Alagoas. A FAF deve repassar mais detalhes em breve. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

CRB anuncia meia campeão da Libertadores pelo Fluminense CSA e ASA garantem classificação para a segunda fase da Pré-Copa do Nordeste Carro conduzido por Rodrigo Garro se envolve em acidente com morte na Argentina Técnico português Artur Jorge deixa o comando do Botafogo