Campeonato Alagoano mantém fórmula para 2023; veja detalhes

Publicado em 01/11/2022, às 17h38
Paulo Victor Malta / TNH1 -

Redação TNH1

A Federação Alagoana de Futebol realizou na manhã desta terça-feira, 1º, o Conselho Arbitral do Campeonato Alagoano 2023. O evento aconteceu em um restaurante, no Maceió Shopping, em Mangabeiras, parte baixa de Maceió. A competição deve começar dia 11 de janeiro e terminar 9 de abril. 

LEIA TAMBÉM

Estiveram presentes dirigentes da FAF, como o presidente Felipe Feijó e o diretor de competições Luciano Sampaio, e representantes dos oito clubes que disputarão o certame: CSA, CRB, ASA, Coruripe, Murici, CSE, Desportivo Aliança e Cruzeiro-AL. 

A fórmula de disputa segue a mesma da atual temporada: os oito times jogam entre si em turno único na primeira fase. O time de pior campanha será rebaixado, enquanto os quatro primeiros se classificam e fazem confronto olímpico em jogos de ida e volta nas semifinais: 1º x 4º e 2º x 3º. 


Foto: Augusto Oliveira / FAF

CRB e CSA propuseram para que as equipes de melhor campanha na primeira fase tivessem vantagem na soma dos placares na semifinal, mas apenas o CSE concordou com o posicionamento, enquanto ASA, Murici, Cruzeiro-AL, Desportivo Aliança e Coruripe votaram pela manutenção do atual formato, que dá apenas o mando de campo na partida de volta como "vantagem" aos dois primeiros. 

Os finalistas decidem a taça também em jogos de ida e volta, com o mando de campo da segunda decisão para a melhor equipe na soma das fases anteriores. Em caso de empate na soma dos placares, a classificação nos jogos das semis e da final será decidida nos pênaltis. 

De acordo com o regulamento, o campeão alagoano tem vaga na Copa do Brasil e na fase de grupos do Nordestão. O vice-campeão garante vaga na Copa do Brasil e o terceiro colocado disputa uma vaga na Copa do Brasil com o vencedor da Copa Alagoas. As demais vagas para a Copa do Nordeste serão definidas seguindo critérios da Confederação Brasileira de Futebol. 

Uma vaga na Série D do Brasileiro será destinada ao campeão ou ao time melhor classificado no estadual que não esteja disputando outras séries do Brasileiro. A outra será do campeão da Copa Alagoas. Todos os clubes confirmaram participação na Copa Alagoas. A FAF deve repassar mais detalhes em breve. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Torcedores do Peñarol soltos terão que declarar residência fixa no Brasil Torcedor que comprou cabeça de porco tenta evitar punição ao Corinthians CSA anuncia contratação do goleiro Gabriel Felix, ex-Londrina Série B: veja as chances de acesso e riscos de queda após 35ª rodada