Campanha de vacinação contra a raiva será realizada no Pinheiro nesta quinta-feira

Publicado em 28/10/2020, às 15h29
Agência Brasil -

Assessoria

Moradores dos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto poderão levar seus cães de estimação para vacinar contra a raiva, nesta quinta-feira (29), a partir das 9h. Serão colocadas à disposição 100 doses de vacina e o posto será montado no Supermercado Pilar, no Pinheiro. Ele funcionará enquanto durarem as doses da vacina. A ação integra a campanha de vacinação antirrábica 2020, da Secretaria Municipal de Saúde, e é gratuita. O morador deve apresentar comprovante de residência ratificando morar em um dos quatro bairros.

LEIA TAMBÉM

Já no dia 9 de novembro, será a vez dos felinos receberem a vacina, também às 9h, no Supermercado Pilar, no Pinheiro. Os atendimentos a cães e gatos acontecem em dias distintos com o objetivo de evitar o estresse dos animais. Essa etapa de vacinação é realizada pelo Programa de Apoio aos Animais, uma parceria entre a Braskem e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes).

A Raiva mata

A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos, dentre eles os cães e os gatos. É causada por um vírus que se multiplica no sistema nervoso central e segue para as glândulas salivares. O cão e o gato são os principais hospedeiros na área urbana, e a relação de proximidade com o homem evidencia a condição de zoonose da doença. Não existe tratamento específico para a doença e a vacinação é a forma mais eficaz de impedir que o vírus alcance a população.

Cuidando dos animais

O trabalho de saúde animal desenvolvido pelo Programa de Apoio aos Animais, na área de desocupação, complementa todo o apoio dado pela Braskem na realocação das famílias dos quatro bairros, com acompanhamento dos médicos veterinários no momento da mudança e a guarda temporária dos animais, no caso de não haver espaço no novo imóvel provisório. O programa já realizou a vacinação de mais de 400 animais, sendo 247 gatos, 119 cachorros e 42 cavalos. Além da vacina, os animais desses bairros contam com ações de castração, registro e atendimentos clínicos.
 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPT protocola denúncia para investigar acidente que matou trabalhador soterrado em areia Defesa Civil realiza vistoria em hotel na Pajuçara que pegou fogo nesta quinta-feira (16) PMDF divulga nota de pesar após morte de policial em incêndio de hotel: “gesto heroico” Homem morre soterrado por areia em caminhão durante obra na Avenida Durval de Góes Monteiro